Portal Minerva FoodsEN ES

A sustentabilidade está em nosso DNA. Da origem da matéria-prima ao processo de industrialização, nossas políticas e procedimentos refletem o nosso compromisso com uma cadeia produtiva próspera e sustentável.

Prosperidade
da Nossa Gente

Vida nos campos, rodovias, mares, e comunidades em todo o mundo. A prosperidade de todos é essencial para a gente.

A nossa presença é sentida além do consumo de nossos produtos, também como fonte de prosperidade. Por isso, a sustentabilidade de nossos parceiros e nossa gente é tão importante e fundamental para a Minerva Foods.

A boa performance de nossos negócios está intimamente relacionada à dedicação e ao comprometimento de milhares de famílias, de colaboradores e nossos fornecedores. Assim, olhar para eles com atenção e cuidado nos permite entregar aos consumidores um produto que preza por vidas.
A Minerva Foods em Números:
Somos
+ 18.000
Colaboradores
Exportamos para
+100
PAÍSES
estamos
PRESENTEs NOS
5
CONTINENTES
Alimentamos o
mundo inteiro
Produção
no Brasil
de
+
423.000
toneladas
Produção nos países da
América do Sul
+
de
399.000
toneladas
Geração de emprego,
renda e oportunidades
profissionais em
36
cidades da
América do Sul
mais de
34.000 horas
sem acidentes
com afastamento
em 2019
ouvidoria
24x7
em canais
confidenciais
Minerva Foods Social
1 / 5

Apoio a sociedades durante a pandemia do novo Coronavírus

A Companhia vem atuando no desenvolvimento de ações para proteger seus colaboradores e familiares, parceiros e comunidades locais, de forma a contribuir com a sociedade no combate à propagação do vírus.

Estão sendo realizadas doações de EPIs, medicamentos e alimentos à Secretarias de Saúde, hospitais e outras instituições nas regiões onde opera, além da aquisição de testes para coronavírus e locação de UTIs móveis como forma de apoio as prefeituras municipais.
2 / 5
de

PASCOR

O Projeto de Assistência às Comunidades Rurais (Pascor), no Pará, tem o propósito de capacitar e qualificar a mão-de-obra local de modo a inseri-los no mercado de trabalho, visando a melhoria da distribuição de renda e da qualidade de vida. Através do projeto são oferecidos cursos profissionalizantes, desenvolvidas campanhas de saúde e orientação social para moradores das comunidades de Curuperé, Curuperé Miri, Curuperézinho, Itacuruçá, Pontilhão, Camotim e Murutinga.
3 / 5
de

Campanha InPACTO

A Minerva Foods promove ações de conscientização para erradicação do trabalho ilegal em todos os níveis de sua cadeia de produção, reforçando o compromisso firmado com a sociedade através do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo, atualmente coordenado pelo InPacto.
4 / 5
de

Programa Jovem Aprendiz Minerva Foods

O Programa Jovem Aprendiz, promove a contratação e capacitação de jovens para ocupar futuras posições técnicas. O processo de seleção visa inserir o jovem nos setores de acordo com o perfil e o curso técnico em andamento.

Pensado em parceria com o Governo Federal, o programa permite que centenas de jovens ingressem no mercado de trabalho. O processo seletivo envolve duas etapas, a inscrição e a entrevista.
5 / 5
de

Projeto Acolhida

A Minerva Foods aderiu à estratégia Operação Acolhida do Governo Federal para a interiorização de venezuelanos na planta de Rolim de Moura (RO), reafirmando sua defesa da pluralidade. A ação visa contribuir com a inclusão desses profissionais na sociedade brasileira por meio de oportunidades justas e legais de trabalho.

Eles participaram de processo de integração, conhecendo todos os procedimentos de segurança e saúde, recursos humanos e de qualidade e receberam treinamentos específicos para cada função que iriam desempenhar.
5 / 5
de

Projeto Arrastão

Fundado em 1968, o Projeto Arrastão é uma organização sem fins lucrativos que faz o acolhimento e dá suporte às famílias da região do Campo Limpo que vivem em condição de pobreza. Esse trabalho de promoção humana e de desenvolvimento das comunidades é feito junto com estas famílias e dão origem aos programas oferecidos nas áreas de educação, cultura, geração de renda, habitação e qualidade de vida. A Minerva Foods é parceira da organização e realiza, mensalmente, doações para compor um cardápio de alimentação saudável para as crianças atendidas pelo projeto.
5 / 5
de

Portas Abertas

Anualmente, as comunidades do entorno das operações são convidadas para conhecerem as unidades, seus principais processos e controles ambientais, além dos produtos e serviços oferecidos pela Companhia. Na última edição, o Portas Abertas promoveu atividades de cunho social para mais de 5 mil pessoas, recebidas nas unidades da Companhia. Entre as iniciativas destacam-se a realização de exames médicos simples, como de acuidade visual, aferição de pressão arterial e medição de glicemia e exames de saúde bucal e orientações sobre a prevenção do câncer de mama e do câncer de próstata. Além disso, foi comemorado o Dia das Crianças, com a participação das famílias de colaboradores e das comunidades próximas.
5 / 5
de

Programa de Capacitação de Pessoas com Deficiência

Desde 2016, em parceria com a Prefeitura de Barretos, a Companhia inaugurou duas salas de aula no Centro Municipal de Reabilitação Solange Lana de Ávila para desenvolvimento do Programa que abrange estratégias de capacitação para formar profissionais preparados para atender as necessidades do mercado de trabalho. Além de patrocinar a iniciativa, a Companhia tem como expectativa absorver parte dos profissionais formados.
5 / 5
de

Atitude Campeã

O programa tem como objetivo promover a integração, a troca de boas práticas e o engajamento dos colaboradores na melhoria contínua dos processos, buscando mais eficiência operacional e crescimento da empresa e de seus colaboradores. O Atitude Campeã mobiliza todas as unidades da Companhia no Brasil e no Paraguai em uma competição saudável em que os principais indicadores de produção são mensurados, comparados, avaliados e tratados mensalmente, pontuando assim as melhores unidades e os melhores setores. Os ganhadores são premiados de acordo com os resultados mensais e com o consolidado do ano.

Dedicação
ao Planeta

A nossa compra de gado vai além da origem, está na prosperidade da cadeia pecuária.

Logo, trata-se de fazer a compra por inteiro, de analisar cuidadosamente cada lote e propriedade, pois fazer bem feito é fundamental para a Minerva Foods.

A tecnologia espacial e uma constante análise crítica com processos atestados e auditados nos permite garantir animais criados em pastos livres de desmatamento, terras indígenas, áreas de proteção ambiental, e que o manejo não utilizou trabalho escravo ou infantil. Nossos produtos têm origem responsável, pois sabemos que esta preocupação zela pela flora e fauna, mitigando os efeitos das mudanças climáticas.

Nossas operações industriais são pautadas pela eficiência operacional e comprometimento dos colaboradores. Modernas estações de tratamento de água e efluentes, programa de gerenciamento de resíduos sólidos e monitoramento das emissões atmosféricas, guiados pelos Padrões de Desempenho da International Finance Corporation e avaliados em programas de eficiência como o Atitude Campeã.
Consumo
de água
-6,5%
redução
Em 2019 houve redução de 6,5% na comparação com 2018 para as unidades do Brasil. Isso equivale a 48.176 m³ de água.
Resíduos
Reciclados
2.9 mil
toneladas
Foram 2.984.355 kg de resíduos sólidos destinados a reciclagem através da Divisão Brasil e 2.127.358 kg através das operações da Athena Foods.
Consumo
de Energia
-5%
redução
Em 2019 houve redução de 5,0% na comparação com 2018 para as unidades do Brasil. Isso equivale a 7.886.723 kWh.
Gases de efeito
estufa
-41%
redução
Considerando todas as unidades da Companhia reduzimos as emissões em 41% para os gases do Protocolo de Quioto. Se considerarmos somente as unidades localizadas no Brasil a redução é de 61%.

Líder em
Sustentabilidade
na cadeia de
suprimentos

Em 100% das compras, são verificados:

- Conformidade Ambiental;

- Consulta à lista de áreas embargadas pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama);

- Conformidade Trabalhista;

- Consulta ao Cadastro de Empregadores que tenham submetido trabalhadores a condições análogas à de escravo, emitida pela Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia;

- Regularização Fundiária;

- Consulta ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a demais documentos
de posse da terra.

Monitoramento geoespacial na Amazônia brasileira e Chaco paraguaio

Para as propriedades fornecedoras localizadas no bioma Amazônia, é realizado ainda o monitoramento geoespacial via imagens de satélite para verificação da existência de desmatamento, sobreposições a terras indígenas e unidades de conservação.

O compromisso se estende ao Paraguai, onde a Minerva é pioneira
no monitoramento geoespacial do bioma Chaco por meio de critérios adotados referentes a desmatamento ilegal, sobreposição a terras indígenas e áreas de preservação ambiental.

No país, em pouco mais de um ano de operação, já dispomos de mais de 50% dos fornecedores mapeados na região.

Mais números de sustentabilidade:

Qualidade do produto e Respeito
com a vida

Conscientes de que lidamos com seres vivos e que eles representam a base essencial de nossa produção, a atuação da Minerva Foods no manejo dos animais sempre prioriza a dignidade, o respeito e cuidado.

Com equipamentos modernos e colaboradores especializados, na garantia do bem-estar animal ao longo de toda a sua jornada, a Minerva Foods monitora indicadores diários e mantém um projeto específico de diagnóstico de pontos críticos chamado de “Trajeto do boi”, buscando a melhoria contínua das estruturas da indústria.

Havendo qualquer inconformidade o local ou transporte é interditado até que esteja readequado a garantia do bem-estar.

Constante modernização e processos certificados – nossas fábricas possuem as mais importantes e reconhecidas certificações internacionais de qualidade e segurança do alimento – levando até nossos clientes produtos de alto padrão com a total confiança, de família para família.

Programa de
Bem-estar Animal

A Companhia mantém um Programa de Bem-estar Animal baseado no rigoroso controle de tolerância zero a atos de abuso, negligência ou maus-tratos aos animais, visando sempre aplicar as melhores práticas de manejo, treinamento dos envolvidos e verificações constantes de todas as etapas de produção.

Para isso, adota procedimentos de autocontrole internos específicos em todas as plantas no Brasil e exterior, contemplando checklists diários e semanais de indicadores, além de realizar auditorias internas mensais.

O crivo de exigências de bem-estar animal da Companhia vai muito além de cumprir as normas e legislações brasileiras. Adota padrões rigorosos de bem-estar animal em seus processos, seguindo legislações como o Regulamento 1099, da União Europeia, o Protocolo da American Meat Institute (AMI), dos Estados Unidos, e o Regulamento de Rastreabilidade da União Europeia e Chile, além de cumprir requisitos específicos de clientes.‍

Programa de
Bem-estar Animal

Certificação de excelência internacional

96%
excelência
A Minerva Foods sabe que o bem-estar é o princípio norteador de uma produção animal ética e sustentável e preza por isso, utilizando como alicerce a legislação brasileira, e baseando as suas principais práticas em códigos e protocolos de reconhecimento internacional, como por exemplo a PAACO (Professional Animal Auditor Certification Organization). Em 2019, as plantas Minerva Foods receberam pontuações acima de 96% nas auditorias PAACO, confirmando a sua excelência.

Treinamentos

A Minerva Foods foca em treinamentos frequentes da equipe interna e de fornecedores para disseminar o conhecimento sobre as principais diretrizes capazes de garantir o seu Programa de Bem-estar Animal.

O trabalho de treinamentos é direcionado aos profissionais que lidam diretamente com o gado vivo na indústria e motoristas boiadeiros. Além disso, são realizadas campanhas de treinamento anuais com participação de consultores externos para fixar as boas práticas de bem-estar animal na rotina dos trabalhadores.

Há ainda treinamentos destinados a pecuaristas e seus colaboradores para estabelecer uma parceria de confiança.

Palavra
do Diretor

Nosso compromisso com a sustentabilidade está refletido em todos os elos de valor da produção de alimentos, de família para família, do campo à mesa de clientes em todo o mundo.
Taciano Custódio
Diretor de Sustentabilidade
da Minerva Foods

Palavra
do Diretor

Nosso compromisso com a sustentabilidade está refletido em todos os elos de valor da produção de alimentos, de família para família, do campo à mesa de clientes em todo
o mundo.
Taciano Custódio
Diretor de Sustentabilidade
da Minerva Foods

Relatórios