11 de Setembro de 2015

Você não deveria estar jogando fora esses alimentos

Em: Dicas
1492

Como comer bem e economizar.

Faça croutons caseiros para incrementar a sua salada ou complementar a sopa

Uma das melhores maneiras de economizar e comer de forma saudável é desperdiçar cada vez menos alimentos. Por isso, já escrevemos sobre como manter a cozinha cheia sem gastar demais, dicas para utilizar sobras de alimentos e para não desperdiçar alimentos.

Assim, hoje iremos dar dicas de alimentos que você não precisa jogar fora, pois ainda podem ser utilizados de maneiras variadas, saudáveis e gostosas. 

1. Faça pastas com cascas duras e sobras de queijos cremosos

É comum retirarmos as cascas duras de pedaços grandes de queijo ou que sobre restos de queijos cremosos que utilizamos em outras receitas que ficam sem uso. Uma dica para aproveitar ambos é batê-los no processador (ou liquidificador caso você não tenha um processador) com um pouco de vinho e ervas frescas para produzir uma deliciosa pasta cremosa que você poderá utilizar em pães como aperitivo, por exemplo.

Você também pode utilizar lascas que sobraram de queijo parmesão jogando-as diretamente na sopa ou em algum molho de macarrão para dar um sabor diferente. 

2. Conserve bananas que escureceram no freezer

Às vezes compramos muitas bananas e não conseguimos comê-las em tempo e elas escurecem ficando muito maduras. Mas não as jogue fora nunca, pois elas continuam sendo deliciosas e cheias de nutrientes importantes para manter uma boa saúde!

Guarde-as no freezer para fazer pão de banana, cucas, ou bolos ou para simplesmente batê-las depois fazendo um saboroso sorvete natural! Você pode ir guardando uma ou outra por muito tempo no freezer até ter o suficiente para a sua receita.

3. Guarde vegetais "velhos" para usar em molhos

Da mesma forma que acabamos comprando bananas demais, podemos acabar comprando cenouras, cebolas ou outros vegetais em demasia e não conseguindo usá-los antes que eles fiquem murchinhos e escurecidos, até mesmo por falta de tempo para cozinhar no dia a dia. Mas eles ainda podem ser utilizados para fazer molhos!

Uma dica é ter uma embalagem plástica grande no seu freezer onde você pode ir colocando esses vegetais quando necessário. Assim, você irá buscá-los quando precisar fazer algum molho!

4. Pão rançoso e duro ainda pode ser utilizado

Sabe aqueles pacotes de croutons que você vê no mercado ou em saladinhas e sopas de restaurantes? Você pode fazer em casa utilizando pão que tenha ficado duro e rançoso.

Basta assá-los no forno com um pouco de manteiga ou azeite de oliva e suas ervas aromáticas preferidas. Você também pode assá-los com parmesão ou fazer pão com alho assado no forno.

Você pode assar os pães inteiros ou cortar em pedaços da forma que preferir e incrementar a saladinha de alface e tomate de todo o dia!

Outra dica é passá-los no processador para fazer migalhas de pão que podem ser conservador no freezer por tempo indeterminado. Essas migalhas podem ser usadas em uma variedade de receitas, incluindo empanar carnes!

5. Coma o topo de vegetais

Sabe o topo da cenoura, radiche, beterraba, rabanete e outros que geralmente jogamos fora? Eles estão cheios de nutrientes e podem ser muito saborosos! Experimente refogá-los, gratiná-los, jogá-los em molhos e sopas ou até mesmo comê-los crus!

6. Guarde restinhos de café passado

Quem não gosta de acordar e preparar um cheiroso e gostoso café preto? É ótimo para começar o dia. E se sobrar, não jogue fora! 

Guarde-o na geladeira para usá-lo em doces e sobremesas, especialmente aquelas com chocolate. E um sorvete de creme com uma cauda gelada de café também fica maravilhoso!

7. Reutilize a conserva de pepinos

O líquido da conserva de pepinos não precisa ir fora após você comer todos eles! Você pode usá-lo para fazer novas conservas com pepinos, cebolinhas, pimentão, e até msmo ovos!

Essa conserva também é ótima para fazer marinadas por ser ácida, ajudando a amaciar a carne, especialmente aquelas mais duras. E uma última dica bem diferente: ele pode ser usado para aliviar queimaduras do sol! 

E você tem mais alguma dica para não desperdiçar alimentos? Compartilhe conosco!

Tags

Comentários