16 de Novembro de 2015

Veja os benefícios da noz-moscada para a saúde

1230

Confira como esse ingrediente pode temperar sua comida e fazer bem à saúde.

A noz-moscada é mais uma especiaria que não é usada com muita frequência na cozinha brasileira, mas que todo mundo já conhece. 

De sabor e aroma muito marcantes, a noz-moscada combina com molhos derivados de leite e outros pratos quentes, assim como sobremesas. Nós já falamos em outro post sobre como utilizá-la.

Antes de falarmos sobre os benefícios que a noz-moscada traz para você, um alerta: o seu consumo não pode passar de algumas gramas diárias, pois ingerir uma dessas sementes inteiras ou a partir de cinco gramas raladas pode causar alucinações até em homens adultos. E mais, mulheres gestantes não devem consumi-la, pois a noz-moscada tem propriedades abortivas.

Portanto, a noz-moscada deve ser utilizada apenas em pitadas nos seus pratos, sejam eles salgados ou doces.

1. A noz-moscada faz bem ao seu cérebro

A noz-moscada é um estimulante cerebral, removendo esgotamento mental, estresse, fadiga e melhorando a capacidade de concentração. Além disso, possui um composto orgânico natural que ajuda a proteger o cérebro de doenças degenerativas, como o mal de Alzheimer. 

2. A noz-moscada ajuda no bom funcionamento do sistema digestivo

O óleo da noz-moscada é uma ótima dica para quem tem diarréia, constipação intestinal e flatulência, além de aliviar dores de estômago. O seu extrato também aumenta o apetite.

3. A noz-moscada faz bem para o seu hálito

Diversos produtos de higiene bucal utilizam a noz-moscada como um de seus ingredientes, pois ela possui propriedades antibacterianas. E além de ajudar no combate ao mau hálito, a noz-moscada auxilia contra problemas na gengiva e dor de dente.

4. A noz-moscada auxilia o fígado e rins

Por serem os órgãos filtradores de toxinas em nosso corpo, o fígado e os rins precisam de ajuda para se livrarem do acúmulo dessas substâncias. A noz-moscada ajuda na desintoxicação desses órgãos. 

Outro benefício da noz-moscada é ajudar a dissolver cálculos renais e prevenir o acúmulo de ácido úrico em outras partes do corpo que poderiam levar ao desenvolvimento de gota e inflamação de articulações.

5. A noz-moscada pode lhe ajudar a dormir melhor

Não é por acaso que um copo de leite com uma pitada de noz-moscada antes de dormirmos é uma receita de nossas avós. A noz-moscada ajuda a relaxar e a pegar no sono.

E por ajudar a aliviar a congestão e outros sintomas de resfriado, ela também ajuda o sistema respiratório a funcionar melhor, algo fundamental para uma boa noite de sono.

6. A noz-moscada faz bem para o seu coração

As propriedades estimulates e o aroma relaxante da moz-moscada aumentam a circulação sanguínea e estimulam o sistema cardiovascular, sendo assim um ótimo tônico para o seu coração. 

A noz-moscada também pode ajudar a aliviar cólicas menstruais e a reduzir sintomas de depressão, mudanças de humor e desequilíbrio hormonal. Por isso, recomendamos e muito o uso dessa semente com origem oriental na sua cozinha, mas de forma moderada e cuidadosa! 

Comentários