14 de Outubro de 2015

Soda de morango e manjericão para o verão

1486

Bebida saborosa e refrescante.

Continuando nossa série de receitas de bebidas para aproveitar as altas temperaturas que se ainda não chegaram, logo chegarão, queremos lhe ensinar como fazer uma soda com morangos e manjericão.

Com essa receita, teremos todo o sabor do morango balanceando a doçura com limão e manjericão. Sem a água com gás, o suco que faremos pode ser usado em drinks, com champagne, ou com sorvetes, tortas e outros doces.

Nós precisaremos dos seguintes ingredientes:

  • 500 gramas de morangos limpos
  • Suco de meio limão
  • 1/2 xícara de folhas de manjericão ligeiramente esmagadas
  • 1 xícara de açúcar
  • Água com gás

O primeiro passo é fazer suco com os morangos. Podemos usar um espremedor de frutas ou um liquidificador para isso, mas os passos são diferentes. 

Se você for utilizar um espremedor de frutas, siga as instruções do fabricante. Geralmente, não há problemas em simplesmente batê-los, mas é bom conferir.

Se você for utilizar um liquidificador, use a opção de Pulso até que tenhamos uma massa homogênea. Coe por uma peneira empurrando o suco com uma espátula e descarte os sólidos.

Despeje o suco de morango em um copo e adicione água para completá-lo se necessário. Depois passe para uma panela pequena com o suco de limão, o manjericão e o açúcar. 

Leve ao fogão até ferver em temperatura média. Quando ferver, deixe mais cinco minutos mexendo frequentemente para não queimar.

Passados cinco minutos, desligue o fogo e deixe esfriar. Quando estiver frio, passe esse xarope para um recepiente limpo usando uma peneira novamente para descartar os sólidos.

Agora, basta finalizar para servir! Para cada 250 ml de água com gás, use duas colheres de sopa do xarope e misture bem, adicionando gelo, manjericão ou mais xarope se desejar. 

E se você quiser, não precisa usar todo o xarope de uma vez só, pois ele pode ser refrigerado por até uma semana.

Comentários