14 de Novembro de 2018

Quatro combinações de tempero para peixes

533

Muito mais sabor e aroma ao preparar peixes.

Peixe, sal e limão. Essa combinação já é bem conhecida e por um motivo simples, funciona! Mas é claro que você pode ir além, por isso, queremos te ensinar algumas combinações de temperos para dar mais sabor e aroma ao peixe assado, frito, cozido ou grelhado.

1. Tempero com manjericão

Como todas as combinações descritas aqui, esse tempero pode ser usado para qualquer tipo de peixe, independente de seu modo de preparo.

Em um liquidificador, bata manjericão, sálvia, e tomilho com azeite de oliva. Não vamos dar medidas, pois isto é uma questão de gosto pessoal e depende da quantidade de tempero que você irá precisar, mas recomendamos usar o tomilho com cuidado, pois ele é um tempero relativamente forte.

Depois de bater os ingredientes, espalhe o tempero pelo peixe e reserve na geladeira por pelo menos 1 hora para que a carne absorva bem os sabores e aromas.

2. Tempero para peixe inteiro

Caso você vá preparar um peixe inteiro assado ou grelhado, recomendamos uma combinação de 50 ml de azeite de oliva, 2 dentes de alho amassados, 1 xícara de vinho branco seco e 3 colheres de sopa de cheiro-verde picado para uma peça com até 2 kg.

Misture os ingredientes e espalhe sobre peixe inteiro, inclusive por dentro, e reserve na geladeira por pelo menos 1 hora antes do preparo. Quanto mais tempo você deixar, mais sabor e aroma será absorvido pelo peixe.

3. Tempero com coentro

Uma combinação simples: 1/3 de xícara de chá de sal grosso, 1 colher de sopa de gengibre em pó e coentro picado a gosto. Bata no pilão ou no liquidificador (caso contrário, o peixe ficará muito salgado) e tempere o peixe um pouco antes do preparo.

4. Tempero para peixes de carne escura

Peixes de carne escura têm sabores mais marcantes que peixes de carne branca, por isso, podem ser temperados com ervas mais fortes, como o alecrim. Dessa forma, nossa sugestão de tempero para peixe de carne escura é uma combinação de tomilho, cebola picada finamente, pimenta-do-reino preta moída, tomilho e alecrim a gosto.

Bata todos os ingredientes em um pilão, passe para um recipiente e misture com azeite de oliva. Espalhe sobre o peixe e deixe reservado na geladeira por pelo menos 2 horas antes do preparo.

Destacamos que o alecrim é uma erva de sabor e aroma marcantes, por isso, use com cautela.

Comentários