13 de Novembro de 2015

Penne à bolonhesa para o almoço de família

1463

Veja como fazer essa receita deliciosa para um almoço generoso em família.

Um churrasco no domingo ao meio-dia é ótimo, mas um generoso prato de penne ao molho bolonhesa também é uma delícia. E se for em boa companhia, melhor ainda!

Para essa receita de penne ao molho bolonhesa, iremos começar com o molho e só depois iremos preparar a massa penne.

Você irá precisar dos seguintes ingredientes para servir duas pessoas, portanto, ajuste de acordo com as suas necessidades:

  • 250 gramas de iscas de borboleta
  • 2 dentes de alho
  • Uma cebola pêra
  • 1 lata e meia de tomate pelati
  • 50 gramas de extrato de tomate
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto
  • Manjericão a gosto

Caso você desejar, pode comprar carne moída, mas recomendamos as iscas de borboleta que possuem mais qualidade, procedência e sabor.

Para iniciar, pique a carne bem fina utilizando a ponta da faca que deve estar afiada, tempere com sal, pimenta e reserve.

Pique o alho, a cebola e o manjericão, esmague o tomate pelati ou bata num liquidificador e reserve todos esses ingredientes.

Depois, aqueça uma panela e quando ela estiver quente, adicione óleo. Em seguida, doure a carne nessa panela.

Quando a carne estiver bem dourada, conforme a foto acima, adicione a cebola e o alho para refogar por alguns minutos. Em seguida, refogue também o extrato de tomate e o tomate pelati esmagado. 

Se necessário, adicione um pouquinho de água, pois o ideal agora é cozinhar de 20 a 30 minutos, dependendo da textura do molho que você quer. Quando o molho estiver pronto, finalize o tempero com sal, pimenta e manjericão, desligue o fogo e passe para a preparação do penne.

Para isso, leve uma panela com um litro de água e um punhado de sal ao fogo para fazer 150 gramas de penne. Quando a água estiver fervendo, coloque o penne na panela, mexa um pouco e deixe cozinhar por 7 a 10 minutos até estiver al dente. 

Quando o penne estiver quase pronto, esquente o molho. Depois escorra a massa, coloque em um refratário e cubra com o molho bolonhesa. 

Decore com queijo parmesão e um pouco de manjericão e sirva imediatamente. Bom apetite!

Comentários