20 de Janeiro de 2016

O que fazer com as sobras de carne do churrasco

1344

Veja como fazer um delicioso carreteiro com o que sobrar do churrasco.

Quando estamos planejando um churrasco, na dúvida, sempre calculamos para mais, afinal, nada pior do que ficar com fome quando você esperava justamente o contrário! 

Por isso, não se preocupe com as sobras do churrasco, pois elas dão uma ótima refeição depois. Você pode fazer recheios de pizza, sanduiches, fritadas com ovos, e a nossa sugestão para hoje, um belo carreteiro de sobras de churrasco.

Esse carreteiro é tão gostoso que muitas pessoas chegam a dizer que o melhor do churrasco é o carreteiro feito com as sobras! 

Para essa receita, não daremos as medidas exatas de cada ingrediente, pois tudo irá depender de quanta carne sobrou do seu churrasco. Assim, confie nos seus instintos e na sua experiência! 

Além da carne que sobrou do churrasco, você irá precisar:

  • Cebola 
  • Alho 
  • Milho 
  • Molho vermelho
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto
  • Folhas de couve
  • Arroz

Essa são os ingredientes básicos para o carreteiro, mas você pode adicionar ou retirar de acordo com o seu paladar. Ervilha, couve, brocólis, cenoura, enfim, qualquer vegetal pode ser adicionado sem problemas. 

O milho pode ser em conserva ou ainda na espiga. Se você usar a espiga de milho, basta cortá-la em pedaços pequenos e cozinhá-la junto com o arroz conforme iremos explicar em seguida. 

O molho vermelho também pode ser comprado pronto ou se você tiver tempo, recomendamos usar o molho marinara que ensinamos a fazer em outro post.

O primeiro passo é preparar os ingredientes: corte todas as carnes que sobraram em pedaços e se tiver carne com ossos, inclua também, eles dão um sabor especial ao prato. Pique a cebola e o alho - você pode usar uma cebola e dois dentes de alho para cada xícara de arroz, por exemplo. Lave a couve e corte-a em tiras. 

Em uma panela, esquente o óleo e leve a carne ao fogo com a cebola e o alho. Quando a cebola e o alho estiverem transparentes, adicione o arroz, sendo que recomendamos colocar duas xícaras de arroz para cada xícara de carne, mas isso varia de acordo com o seu gosto, se prefere um carreteiro com mais carne ou mais arroz, e de quanto precisar render essa refeição. 

Quando o arroz estiver refogado, o que deve levar um minuto ou dois, adicione água suficiente para cobrir os ingredientes com dois dedos. Também adicione o milho em conserva ou espigas, tanto faz) e o molho vermelho, tempere com sal e pimenta do reino a gosto, e tampe a panela. 

Deixe cozinhar por 10 a 15 minutos, novamente, dependendo do seu paladar: quanto mais cozinhar, mais seco ficará o carreteiro. A nossa sugestão é que você cozinhe menos para ele ficar bem molhadinho. 

Quando estiver pronto, cubra todo o carreteiro ainda na panela com as tiras de couve, deixe mais um minuto no fogo e desligue. A couve irá ficar bem macia e saborosa. 

Agora basta servir com batata palha, queijo parmesão, e uma salada verde com tomates para descobrir se você também começará a gostar mais do carreteiro de sobras de churrasco do que com o churrasco em si! 

Comentários