11 de Maio de 2016

Como fazer ensopado de carne

1475

Confira essa receita deliciosa para esquentar o corpo e a alma!

Um ensopado de carne é uma ótima opções para dias com temperaturas frias ou amenas, esquentando o corpo e elevando o espírito para o resto das atividades! O bacana desse prato é que ele pode ser servido puro, como uma espécie de sopa, ou acompanhar um cardápio mais completo com arroz, feijão e salada, por exemplo.

Você vai precisar dos seguintes ingredientes para essa receita de ensopado de carne:

  • 500 gramas de acém
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 1 tomate
  • 2 batatas grandes
  • 1 cenoura
  • 1 folha de louro
  • Salsinha a gosto
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Como sempre, para manter a cozinha limpa e organizada e acertar na receita, vamos preparar todos alimentos: corte o acém em cubos pequenos (não minúsculos, apenas pequenos), pique a cebola e o tomate, amasse os dentes de alho, e corte as batatas e a cenoura em pedaços. Você também pode picar a salsinha.

Tempere a carne com sal e pimenta do reino a gosto enquanto esquenta uma panela de pressão com um fio de óleo em fogo alto. Quando estiver bem quente, junte a carne para selar de todos os lados até ficar bem dourada e escurecer o fundo da panela.

Não se preocupe, não queimará. Esse fundo escuro é apenas a caramelização da carne que irá se soltar durante o cozimento e dará um sabor incrível ao prato.

Junte a cebola, o alho, a folha de louro e refogue tudo. Em seguida, acrescente o tomate picado, três xícaras de água e feche a panela.

A panela irá começar a apitar ou chiar quando o nosso cozido estiver fervendo. Neste momento, você deve baixar o fogo e deixar cozinhar por cerca de 30 minutos.

Passado esse tempo, desligue o fogo e espere a panela de pressão parar de chiar. Você pode acelerar esse processo colocando-a embaixo da água corrente na pia. 

Quando isso acontecer, abra a panela, coloque as batatas e cenoura, confira se há água suficiente para cozinhar esses legumes (e se não tiver, acrescente) e leve ao fogo novamente - não é necessário fechar a panela.

Aumente o fogo e cozinhe até que as batatas e a cenoura estejam macias, o que deve levar cerca de 15 a 20 minutos. Corrija o sal, decore com a salsinha picada e sirva! 

Comentários