15 de Janeiro de 2016

Como fazer churrasco de músculo marinado

1400

Veja como preparar a marinada e assar uma carne diferente para o churrasco.

É claro que a picanha é o corte favorito para o churrasco, mas existem outros cortes que podem ficar deliciosos no seu churrasco se bem preparados. Um desses cortes é o músculo bovino, como esse da nossa linha Dia a Dia.

O músculo não é, a princípio, a escolha ideal para a grelha ou churrasqueira, mas isso pode mudar completamente com um pouco de preparação que irá surpreender os seus convidados. Para preparar esse músculo na churrasqueira, é importante planejar a frente e ter paciência na hora de assar. 

Para esse assado de músculo, você precisa dos seguintes ingredientes:

  • 1 peça inteiro de músculo bovino, traseiro, limpo
  • 1 copo de vinho tinto seco
  • 1 cebola média descascada e cortada em cubos
  • 1 copo de água filtrada
  • 1 cenoura pequena raspada e cortada em rodelas finas
  • 1 colher de café de pimenta-do-reino em grãos
  • 1 talo de salsão picado
  • 1 colher de chá de açúcar mascavo
  • 200g de bacon cortado em formato palito

Se necessário, limpe o músculo. Depois, com uma faca de corte fino e bem afiada, faça furos por todo o múscul, preencha com os palitos de bacon e reserve.

Agora é a hora de fazermos a marinada: em um recipiente refratário de vidro ou plástico (nunca de metal), misture todos os outros ingredientes, mergulhe a carne na marinada e deixe na geladeira durante 24 horas. É fundamental que a carne fique marinando por 24h, pois como você pode ver, não utilizamos sal ou pimenta e ela precisa absorver os sabores de todos os outros ingredientes para ficar saborosa.

Caso você deseje colocar sal, só faça isso na hora de assar. Se você colocar sal na marinada, ela irá desidratar a carne que ficará seca e dura.

Na hora de assar, retire a carne da marinada e enrole em cinco voltas de papel celofane especial para churrasco. Leve à grelha a uma distância de 45cm do braseiro forte por cerca de 2 horas, virando-a a cada meia hora para obter um assado uniforme.

Passadas duas horas, retire o papel celofane com cuidado para não se queimar e deixe assar por mais cinco minutos virando para dourar a carne. Deixe a carne descansar alguns minutos, fatie e sirva com batatas assadas!

Comentários