01 de Abril de 2016

Como fazer churrasco de maminha com alho na manteiga

1467

Veja como preparar uma maminha que será a estrela do churrasco.

A maminha é um corte interessante para o churrasco, pois tem um sabor suave, é suculenta quando bem feita, e pode ser comprada por valores menores que uma picanha, por exemplo.

Assim, você pode servir a maminha como o corte principal do seu churrasco sem problema algum. E para servir uma carne ainda mais gostosa, você pode fazer essa maminha com alho na manteiga, como iremos ensinar agora.

Para fazer a nossa receita de churrasco de maminha com alho na manteiga, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 peça de maminha com cerca de 1,5 kg
  • 5 dentes de alho moídos
  • 3 colheres de sopa de manteiga
  • Sal grosso a gosto

O preparo não podia ser mais simples. Após retirar a carne da embalagem a vácuo, deixe-a descansando em frente ao fogo por cerca de 10 minutos. 

Passado esse tempo, vamos assar a peça inteira. Para isso, você pode usar um espeto ou fazê-la na grelha.

Caso use um espeto, antes de furar a carne, deixe-o sobre o fogo por alguns minutos para ficar quente. Dessa forma, ao espetar a carne, ele irá selar ao mesmo tempo, evitando que muito suco escorra e ela fique seca.

Se você fizer na grelha, não precisa se preocupar com isso. De qualquer maneira, tempere com sal grosso e leve à churrasqueira a 15 cm da brasa - o objetivo é apenas selar a carne, não cozinhá-la por completo.

Vá virando para selar a peça por completo. Quando isso acontecer, retire-a do fogo, deixe descansar por 5 minutos e corte em fatias finas com cerca de 2 cm de espessura.

Leve toda as fatias de volta à grelha, salpicando com apenas um pouco de sal grosso cada uma. Assim que brotar sangue na parte superior de cada bife de maminha, vire e deixe assar o lado oposto pelo mesmo tempo. 

Nesse momento, se desejar, você pode salpicar apenas algumas folhas de alecrim sobre a carne. Cuide para não colocar demais, pois o alecrim tem um sabor muito forte e marcante.

Após virar, enquanto você espera a carne finalizar, vamos preparar o alho na manteiga. Em uma panela ou frigideira, refogue os 5 dentes de alho moídos ou picados bem pequenos.

Quando o alho estiver refogado, o que não deve levar mais que 2 ou 3 minutos, coloque 3 colheres de sopa de manteiga para derreter e misturar ao alho. Salgue a gosto e jogue sobre a maminha assim que a retirar do fogo, servindo ainda quente. 

Bom apetite e bom churrasco!

Comentários