09 de Dezembro de 2016

Como fazer churrasco de brisket defumado

1194

Veja como fazer o peito bovino tradicional do churrasco texano.

O brisket é um corte conhecido como peito bovino no Brasil. Apesar de raramente ser opção para o nosso churrasco, é muito tradicional nas churrasqueiras dos EUA, especialmente do Estado do Texas.

Para fazer essa carne com perfeição, você precisa ter paciência. O ideal é começar temperando e deixá-la descansar uma noite inteira na geladeira para só então levar ao fogo, onde ela deverá assar de 6 a 8 horas - mas se não for possível deixar a carne descansar na geladeira, não tem problema, ela ficará incrível da mesma forma.

Confira os ingredientes para fazer o brisket defumado: 

  • 1 peça de brisket (peito bovino) como essa da nossa linha Minerva Prime
  • 1 colher de sopa de sal grosso
  • 1 colher de sopa de pimenta-do-reino preta moída
  • 2 colheres de chá de açúcar
  • 1 colher de chá de cominho em pó
  • 1 lata de cerveja

Em um recipiente, misture o sal, a pimenta, o açúcar, e o cominho. Esfregue essa mistura de temperos por toda a carne. 

Lembrando que essa é nossa sugestão de temperos, mas você pode usar aquilo que mais lhe agradar. Opções são páprica e alecrim, por exemplo.

Se puder deixar descansado da noite para o dia, após esfregar o tempero por toda a carne, enrole em filme-plástico e leve à geladeira. Caso contrário, vá direto para o próximo passo.

Coloque a peça de carne em uma forma de alumínio, daquelas descartáveis que geralmente usamos para assar o peru no Natal. Adicione a cerveja e leve à churrasqueira.

E aqui está o truque: a temperatura do carvão deve estar baixa e a carne deverá assar indiretamente, isto é, não deve ser colocada sobre o fogo ou a brasa. Além disso, para defumar a carne, você deverá soltar algumas lascas de madeira sobre a brasa; ao queimar, essa madeira irá soltar a fumaça que deixará o brisket com um sabor especial.

A cada hora, adicione um pouco mais de carvão e lenha na churrasqueira, nada extravagante, apenas o suficiente para manter o fogo aceso e a defumação da carne. Além disso, também é uma boa ideia regar a carne de vez em quando com o líquido que se formará na forma de alumínio.

Asse a carne entre 6 a 8 horas. Ela estará pronta quando estiver desfiando na sua mão, aí você deve retirar do fogo, deixá-la descansar por 15 minutos e então fatiar. Bom churrasco! 

Comentários