19 de Outubro de 2018

Como acertar o ponto da carne assada no forno

497

Aprenda a servir a carne no ponto ideal. ​

Nós já demos algumas dicas para fazer carnes assadas no forno incríveis, mas nesta publicação, queremos falar um pouco mais sobre como acertar o ponto ao prepará-la dessa maneira.

Para começar, você pode facilitar a sua vida se tiver um termômetro de carne. Com ele, você saberá exatamente quando a carne chegou no ponto desejado.

Para usá-lo, após tostar a carne (falaremos mais sobre isso em seguida), enfie a haste do termômetro em sua parte mais grossa. Se a carne for com osso, cuidado para não o tocar. Aí, basta ficar atento à temperatura marcada: para carne malpassada, ao chegar em 60ºC estará pronta; para carnes ao ponto, 70ºC basta; e para bem-passada, 75ºC.

Mas não se preocupe se não tiver um termômetro, pois mesmo assim é possível acertar o ponto da carne.

Agora vamos te ensinar um truque para fazer a carne assada ideal.

Coloque-a na assadeira com um pouco de óleo no fundo e aqueça na boca do fogão até esquentar, mas sem soltar fumaça.

Depois, leve ao forno preaquecido em 180ºC e toste de todos os lados. Em seguida, deixe assar conforme as dicas abaixo.

Para carne bovina com osso, toste 5 minutos de cada lado e asse por mais 20 minutos para servir malpassada. Para servir ao ponto, toste cada lado por 6 minutos e asse por 25 minutos adicionais. E para bem-passada, toste cada lado por 7 minutos e meio e asse por mais 30 minutos.

Para carne bovina sem osso, toste cada lado por 4 minutos e deixe assar mais 15 minutos para servir malpassada. Para ter a carne no ponto, toste cada lado por 5 minutos e asse por mais 20 minutos. E para carne bem-passada, basta tostar por 6 minutos e assar por 25 minutos adicionais.

É importante tostar a carne para produzir uma crosta brilhante que “prenderá” os sucos, deixando-a mais suculenta e saborosa. Para finalizar, retire do forno, enrole em papel-alumínio e deixe descansar por pelo menos 5 minutos antes de fatiar.

Bom apetite!

Comentários