06 de Maio de 2016

Churrasco de maminha tradicional ou recheada com bacon

1469

Veja como fazer uma maminha deliciosa na churrasqueira.

A maminha sempre é uma boa opção para o churrasco, pois é um corte fácil de assar e que não leva muito tempo no fogo. Para assar a maminha, o ideal é que ela seja feita no espeto para ser cortada aos poucos, em fatias bem finas - temperando com sal grosso novamente após cada corte.

Assim como a picanha, o ponto perfeito para a maminha é entre mal passada e ao ponto para não ficar torrada e alterar o seu sabor. É um corte que também pode ser feito na grelha, como faremos hoje.

Os ingredientes da nossa maminha recheada com bacon são:

Com o fogo apenas em brasas, abra a maminha ao meio, na horizontal, e sem cortá-la por inteiro, deixando 1 ou 2 cm de espessura de cada lado. Em seguida, recheie com os pedaços de bacon - fatias ou bacon picado, o que você preferir.

Passe sal grosso em toda a maminha, de todos os lados. O ideal é apenas salpicar, não esfregar, para que ela não fique muito salgada.

Leve à churrasqueira a uma distância de 30 cm da brasa por 20 a 30 minutos, conforme o ponto da carne que você preferir. A cada 5 minutos, vire a carne de lado para que ela asse de forma uniforme.

Depois de assada, você pode colocar a maminha inteira em uma chapa bem quente com 1 colher de sopa de manteiga para dar um sabor a mais à carne. Independentemente disso, deixe a carne descansar por 5 a 10 minutos para que os seus sucos se assentem no interior e fatie pedaõs de 1,5 a 2 cm de espessura para servir.

Se você não gosta de bacon, basta assar a maminha conforme as instruções acima que ela ficará perfeita como a foto que ilustra o post!

Bom apetite! 

Comentários