06 de Março de 2019

Carne assada com tomates e cebola

379

Um assado fácil para o final de semana.

O cheiro de carne assada em casa é inebriante e não por acaso nós temos diversas receitas para você escolher. Porém, é sempre bom ter mais uma opção, especialmente se for uma receita simples como essa carne assada com tomates e cebola.

LISTA DE INGREDIENTES

  • 1 peça de acém com cerca de 2 kg
  • 2 cebolas picadas
  • 4 dentes de alho fatiados
  • 12 a 15 tomates-cereja bem maduros
  • 6 ramos de tomilho
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino preta moída a gosto

MODO DE PREPARO

Pré-aqueça o forno em 250ºC e prepare os ingredientes: tempere a carne com sal e pimenta, pique as cebolas, fatie o alho em lascas, lave bem os tomates e reserve as folhas de tomilho.

Em uma panela de ferro funda que possa ir ao forno, esquente um fio generoso de azeite. Sele todos os lados da carne na panela até ficarem bem dourados, o que deve levar de 3 a 4 minutos por lado - não fique mexendo na carne senão aquela crosta crocante deliciosa não irá aparecer.

Adicione a cebola, o alho, os tomates e as folhas de tomilho à panela e refogue por cerca de 3 minutos. Acrescente água limpa à panela cobrindo cerca de ⅓ da altura da carne.

Leve ao forno sem tampa por cerca de 2 horas para ter uma carne malpassada, o que recomendamos. Caso queira mais passada, deixe mais tempo.

Quando a carne estiver no ponto desejado, retire do forno, cubra com papel-alumínio e deixe descansar por 10 minutos antes de servir. Dessa maneira, os sucos irão se assentar dentro do acém e ele será muito mais suculento e saboroso.

Para acertar o ponto da carne, recomendamos a leitura desta outra publicação.

Recomendamos servir com simples batatas assadas que você pode acrescentar na panela quando o assado estiver quase pronto. Bom apetite!

Comentários