01 de Fevereiro de 2017

Bife de vazio ao alho com vegetais e arroz

1082

Uma receita onde o alho é a estrela do prato.

Muitas pessoas não sabem, mas o bife de vazio (também conhecido como fraldinha ou fraldão) é uma carne muito bacana para o dia a dia, pois só precisa de alguns minutos em uma frigideira para ficar pronto. Assim, você tem uma carne saborosa e com uma textura diferente do bife de sempre. 

Porém, na receita de post, a estrela do prato é o alho. Parte da maioria das nossas refeições, hoje ele irá deixar de ser coadjuvante para tornar-se protagonista.

Você irá precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 kg de bife de vazio
  • 6 dentes-de-alho picados finamente
  • Suco de 1 limão médio
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva
  • Sal a gosto (kosher se você tiver disponível)
  • 1 xícara de arroz integral
  • 2 xícaras de água
  • Vegetais a gosto

O primeiro passo é fazer uma marinada para que a carne absorva os sabores e aromas dos temperos. Em um recipiente ou saco zip, coloque a carne, o suco de limão, 3 dentes-de-alho picados, 1 colher de sopa de azeite de oliva e 1/2 colher de chá de sal, misture bem, feche o saco ou tampe o recipiente e leve à geladeira por 1 a 4 horas. 

Para fazer o arroz, em uma panela, esquente uma colher de sopa de azeite. Adicione o arroz e refogue mexendo de vez em quando. Depois adicione as duas xícaras de água e deixe em fogo alto até ferver.

Quando começar a borbulhar, reduza o fogo para o mínimo, tempere com sal a gosto cubra e deixe cozinhar até que toda a água seja absorvida pelo arroz - o que deve levar cerca de 45 minutos. Retire do fogo e deixe descansar tampado por pelo menos 10 minutos antes de servir.

A nossa sugestão para acompanhar esse prato são vegetais cozidos variados. Cenoura, brócolis, e vagem são ótimas escolhas. Você pode conferir como cozinhar os vegetais neste outro post.

Agora vamos preparar o bife de vazio. Esquente uma frigideira em fogo alto - não precisa adicionar azeite, pois a carne já está toda coberta do azeite da marinada. Quando estiver bem quente, adicione o bife de vazio e deixe fritar ali por cerca de 5 minutos de cada lado, usando um pegador para virar a carne e não furá-la.

Dessa forma, a carne estará ao ponto para mal passado, então ajuste o tempo dela na frigideira de acordo com o seu gosto. Assim que estiver pronto, retire o bife de vazio do fogo e coloque em um prato para descansar e fatiar depois.

Na mesma frigideira utilizada para fazer a carne, adicione a última colher de sopa de azeite de oliva em fogo médio para saltearmos os vegetais que você cozinhou previamente. Quando estiver quente, coloque todos os vegetais, os três dentes-de-alho picados que sobraram, polvilhe com sal a gosto e salteie por cerca de 5 minutos. Para aprender a saltear, veja este outro post.

Para servir, fatie o bife de vazio primeiramente. Depois, em uma tigela, adicione uma ou duas colheres generosas de arroz, uma porção de vegetais e uma ou duas fatias da carne. Bom apetite!

Comentários