23 de Novembro de 2015

Veja como a pimenta dedo-de-moça faz bem para sua saúde

2346

Ela não traz apenas sabor e aroma à comida, ela também cuida do seu corpo!

Nós já falamos sobre os benefícios da pimenta do reino, por isso, nada mais justo do que falar sobre outra pimenta muito popular no Brasil, a pimenta dedo-de-moça. 

A pimenta dedo-de-moça também é muito versátil e você pode usá-la em saladas, molhos, frutos do mar, carnes bovinas e aves. Além disso, você pode encontrá-la de forma líquida, moída, desidratada, em conserva e é claro, fresca.

Para suavizar o ardido da pimenta, o ideal é utilizá-la em molhos. E se utilizar a pimenta dedo-de-moça fresca, retire as sementes que são mais ardidas, sendo a matéria-prima da pimenta calabresa, aliás.

Ela só não combina muito bem com carne suína, mas se você tiver alguma receita que funcione, compartilhe nos comentários!

Assim como outros temperos, o uso deve ser moderado: o consumo excessivo pode causar sudorese e elevar a pressão arterial.

Mas além do sabor e aroma, consumir a pimenta dedo-de-moça pode trazer inúmeros benefícios para a sua saúde, como veremos a seguir.

1. A pimenta dedo-de-moça é antioxidante e previne o envelhecimento precoce

Uma substância chamada capsaicina dá a ardência da pimenta, mas também possui propriedades antioxidantes, prevenindo doenças crônicas do coração, diabetes, câncer e envelhecimento precoce. Vitamina A, C e E, além de flavonóides presentes na pimenta são muito importantes para neutralizar os radicais livres.

2. Facilita a digestão e acelera o metabolismo auxiliando na perda de peso

O consumo da pimenta aumenta a salivação, estimula a secreção gástrica e promove a sensação de bem-estar após a ingestão, facilitando a digestão. Além disso, o seu consumo eleva a temperatura do corpo aumentando o gasto calórico, pois é um termogênico natural. 

A pimenta também estimula a liberação de substâncias que diminuem o apetite e a presença da capsaicina previne o acúmulo de gordura na barriga.

3. A pimenta dedo-de-moça ajuda a prevenir o câncer, a diabetes e a controlar o colesterol 

E mais uma vez, a capsaicina: ela possui propriedades que ajudam a prevenir o câncer e a diabetes, pois causa redução de glicose sanguína aumentando o nível de insulina. 

E o consumo da pimenta auxilia no controle do colestorel bom e dos triglicerídeos. 

4. A pimenta dedo-de-moça faz bem para o coração

Com vitaminas A, C, algumas do complexo B, potássio e cálcio, a pimenta impede a formação de coágulos,e aumenta o calibre dos vasos sanguíneos, diminuindo as chances de você ter um ataque cardíaco ou um AVC. 

5. A pimenta dedo-de-moça tem ação anti-inflamatória e ajuda a combater a depressão

Acho que já podemos vestir uma capa e uma máscara de heróina na capsaicina, pois essa substância também tem forte ação anti-inflamatória! Além disso, por aumentar a liberação de adrenalina e noraadrenalina, o consumo de pimenta dedo-de-moça melhora o ânimo de pessoas deprimidas, deixando-as em estado de alerta. 

A pimenta dedo-de-moça e a sua capsaicina são verdadeiras heroínas para o seu corpo e a sua saúde, por isso, confiamos que você irá encontrar alguma forma de inseri-la na sua dieta, mas lembre-se: moderação é tudo!

Comentários