11 de Janeiro de 2017

Veja como fazer um clássico filé francês

1261

Confira nossa receita de Steak au Poivre.

O Steak au Poivre é um prato clássico da culinária francesa que tem como base a pimenta-do-reino preta. Delicioso e apimentado, você também pode fazê-lo em casa. 

Para a nossa receita de Steak au Poivre, você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de pimenta-do-reino preta em grãos
  • 4 pedaços de filé mignon bem grossos com de 120g cada um
  • sal a gosto
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
  • 1 colher de sopa de óleo
  • ⅓ xícara de conhaque
  • 1 xícara de caldo de carne
  • ½ xícara de creme de leite

Para essa receita, é fundamental que você use pimenta em grãos, não moída, pois o primeiro passo é enrolar os grãos da pimenta-do-reino preta em um pano limpo e esmagá-los contra o fundo de uma frigideira ou com um martelo de cozinha; lembre-se que os grãos devem ser quebrados, não moídos. 

Passe todos os grãos de pimenta quebrados para um prato e role os filés sobre ela cobrindo todos os lados. Tempere com sal a gosto e reserve.

Em uma frigideira, esquente a manteiga e o óleo em fogo médio. Com a manteiga derretida, adicione o filé e deixe dourar cerca de 4 a 5 minutos de cada lados.

Quando a carne estiver quase finalizada, aqueça quatro pratos - você pode fazer isso no forno ou no microondas. Quando terminar de dourar cada filé, transfira-os para os pratos cubrindo com papel-alumínio para mantê-los aquecidos enquanto preparamos o molho.

Aqueça a frigideira novamente em fogo médio, adicione o conhaque e deixe flambar - tenha uma tampa grande de panela por perto caso você precise apagar as chamas. O processo de flambar deve levar cerca de um minuto.

Em seguida, acrescente o caldo de carne  e cozinhe por mais 4 a 5 minutos até reduzir pela metade. Adicione o creme de leite e cozinhe por mais 5 minutos ou até o molho engrossar; mexa de vez em quando. 

Tempere o molho com sal a gosto, despeje sobre os filés e sirva. Bom apetite! 

Comentários