18 de Dezembro de 2015

Receitas para o Natal: fraldinha ao molho de vinho

1404

Veja como fazer uma fraldinha suculenta e macia na frigideira com molho de vinho.

Continuando a nossa série com sugestões e alternativas para o seu cardápio de Natal, hoje queremos apresentar uma deliciosa receita de fraldinha com molho de vinho. 

Se você ainda não viu, confira nossa receita de carne assada com alho e geleia de morango, nossa sugestão de salada de espinafre com cranberry e nosso post sobre como fazer gemada.

Dessa forma, você poderá escolher entre as receitas que estamos sugerindo e montar o seu cardápio de Natal. E se você tiver tempo e força, faça todos eles! 

Para a nossa fraldinha com molho de vinho, você irá precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 bulbo inteiro de alho - não apenas os dentes, mas todo o bulbo
  • 1 peça de Fraldinha 
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1/2 xícara de caldo de carne (de preferência, com sódio reduzido)
  • 1 copo de vinho tinto seco
  • 1/4 de xícara de cebolinha verde cortada bem fina
  • Sal
  • Pimenta do reino
  • Azeite de Oliva

O primeiro passo para essa receita é preparar o bulbo de alho. Para isso, remova a casca exterior dele, mas não descasque nem separe os dentes. 

Corte a parte superior do bulbo de alho, esfregue meia colher de chá de azeite de oliva por todo o bulbo, e envolva-o em papel alumínio. Leve ao forno pré-aquecido em 220ºC por 30 a 35 minutos ou até que os dentes de alho estejam bem macios.

Retire do forno e deixe esfriar por 15 minutos. Depois, esprema os dentes de alho em uma tigela e reserve. 

Tempere a carne com sal e pimenta do reino a gosto. Leve uma frigideira antiaderente grande ao fogo alto e quando ela estiver bem quente, coloque azeite de oliva suficiente para cobrir toda a panela. 

Nesse momento, leve a carne à frigideira e cozinhe por 3 a 4 minutos de cada lado ou até que tenha formado aquela crosta do lado exterior.

Reduza o fogo para médio e adicione uma colher de sopa de manteiga e cozinhe por mais 4 a 8 minutos de cada lado, dependendo do ponto que você deseja para a carne. Quanto menos tempo cozinhar, mais mal passada, macia e suculenta ela será.

Remova a carne e reserve, mantendo-a aquecida (você pode levar ao forno pré-aquecido e desligar a chama quando colocar a carne lá, por exemplo).

O próximo passo é preparar o molho. 

Na mesma frigideira que você cozinhou a carne, vá adicionando o vinho e o caldo de carne aos poucos, raspando a frigideira com uma colher de pau para remover toda a carne que ficou caramelizada no fundo.

É essa carne caramelizada que está no fundo da panela e que muita gente confunde com queimado que irá dar o sabor ao molho!

Quando o molho estiver fervendo, adicione o alho esmagado e reduza o fogo para o mínimo. Deixe cozinhar destampado até que ele tenha reduzido o volume pela metade. 

O objetivo de reduzir é criar um molho mais consistente e com sabor mais concentrado. 

Quando o molho tiver reduzido até o ponto desejado, coe e retorne à panela com outra colher de sopa de manteiga. Mexa até que toda a manteiga tenha derretido. 

Fatie a carne contra as fibras para garantir maciez, ajeite em um prato para servir, e regue com o molho, decorando com a cebolinha cortada ou outras ervas de sua preferência. 

Bom apetite! 

Comentários