30 de Outubro de 2015

Receita de iscas de filé acebolado com purê de batata

1389

Veja como fazer uma carne saborosa e um purê bem cremoso.

É impossível não gostar de um prato de iscas de filé acebolado com um purê de batata bem cremoso. Apenas impossível. 

Há poucos prazeres maiores do que acordar em um sábado pela manhã e se deliciar com esse prato no almoço. Por isso, vamos lhe ensinar a nossa receita de iscas de filé acebolado com purê de batata.

Para isso, vamos precisar dos seguintes ingredientes:

  • 300 gramas de iscas de filé mignon
  • 2 cebolas pera
  • 350 gramas de batata monalisa
  • 35 ml de leite integral
  • 1/4 de maço de salsa fresca
  • 15 gramas de manteiga 
  • Óleo de girassol
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto

Caso você queira economizar, é possível usar outra carne para essa receita. O coxão duro é uma ótima alternativa.

O primeiro passo é descascar as batatas, cortar em pedaços uniformes e cozinhá-las em cerca de 500 ml de água. Lembre-se de colocar as batatas diretamente na água fria, não é preciso esperar que ela ferva. 

Enquanto esperamos as batatas cozinharem, pique as folhas de salsinha bem finas, corte as  cebolas e reserve. 

Quando as batatas estiverem bem macias, tire do fogão e escorra por uma peneira. Leve de volta à panela e adicione o leite aos poucos enquanto você usa um garfo para amassar e misturar as batatas até atingir a textura desejada.

Nós sugerimos 35 ml de leite integral, mas isso depende do quão cremoso você quer o seu purê, por isso, vá adicionando o leite lentamente. A manteiga será adicionada depois, por isso, só ajuste o sal do purê e reserve enquanto passamos para a carne.

Corte a carne em iscas, tempere com sal e pimenta e reserve enquanto aquecemos a frigideira. Quando ela estiver bem quente, coloque um fio de óleo de girassol e adicione a carne até dourar. 

É importante que você não deixe a carne parada na frigideira enquanto ela doura, pois o que nós queremos é saltear, isto é, para cozinhar toda a carne de forma uniforme, vamos movimentá-la sem parar na frigideira. 

Quando as iscas de filé mignon estiverem douradas, retire-as do fogo e reserve. Na mesma frigideira, você deve saltear as cebolas para que elas absorvam todo o suco da carne, ficando bem macias, coradas e saborosas.

Para finalizar, aqueça o purê de batata e adicione a manteiga e a salsa picada, colocando um pouquinho mais de leite apenas se as batatas estiverem muito secas. Ajuste com o sal novamente e sirva!

Comentários