21 de Dezembro de 2015

Prato para o Natal: filé mignon assado com molho cremoso de alho

1215

Veja mais uma opção para fugir da mesmice no prato principal de Natal!

Para fechar nossas sugestões de pratos principais para o Natal, nada melhor do que um prato com filé mignon assado! O melhor dessa receita é que ela serve até 12 pessoas junto com bons acompanhamentos como uma salada ou um purê de batatas cremoso.

O único porém é que precisaremos de um processador. Caso você não tenha um, pode tentar com um liquidificador. 

Confira os ingredientes do nosso filé mignon assado com molho cremoso de alho:

  • 2 pedaços de filé mignon com cerca de 1,1 kg cada um
  • 200 gramas de Mostarda Dijon
  • 10 dentes-de-alho descascados
  • 1 colher de sopa de óleo vegetal
  • 2 xícaras de creme de leite fresco
  • 200 gramas de nata
  • 2 colheres de sopa de sementes de pimenta do reino preta, apenas amasasadas, não moídas

O primeiro passo é fazer uma pasta cremosa para cobrir o filé mignon. Em um processador, combine metade da mostarda dijon, oito dentes-de-alho, e uma colher de sopa das pimentas do reino. 

Processe por um minuto, parando e raspando as laterais do processador se necessário. Depois adicione uma colher de sopa de óleo vegetal e processe até que a pasta cremosa se forme. 

Esfregue esse creme por toda a carne e reserve.

Aqueça uma frigideira bem grande onde caiba o filé mignon inteiro. Quando ela estiver bem quente, adicione óleo vegetal para cobrir a superfície, em torno de 2 colheres de sopa, e leve a carne a essa frigideira, selando de todos os lados usando uma espátula para não furá-la.

O objetivo dessa etapa é simplesmente selar a carne, não cozinhá-la: apenas queremos criar uma crosta crocante em toda a superfície antes de levarmos o filé mignon ao forno para que ele mantenha sua suculência e maciez.

Após selar os dois pedaços de filé mignon, um de cada vez, posicione-os em uma assadeira rasa untada com óleo ou manteiga e leve ao fogo pré-aquecido em 200ºC. Deixe a carne assar de 25 a 45 minutos, dependendo do ponto que você deseja: quanto mais tempo ela ficar no forno, mais passada ela estará.

Enquanto você espera a carne assar, vamos terminar o molho cremoso. Pique o alho bem fino e leve à uma frigideira com o creme de leite fresco, a nata, o restante da mostarda e da pimenta.

Em fogo baixo, cozinhe mexendo sempre até que esteja uniforme e reserve.

Quando retirar a carne do forno, você deve esperar de 10 a 15 minutos antes de fatiá-la. Se você não deixá-la descansar, ela irá perder muito suco e não ficará tão macia e suculenta.

Com a carne descansada, fatie enquanto esquenta o molho cremoso de alho. Depois basta servir com uma boa decoração e acompanhamento, como cogumelos refogados por cima da carne, um purê de batata, aspargos ou salada verde!

Comentários