30 de Junho de 2015

Para jantar, maminha ao alho e vinho

1413

Veja como fazer maminha assada com alho ao molho de vinho.

Essa receita é perfeita para receber amigos ou compartilhar com a família em uma gostosa jantinha. A nossa receita é para quatro pessoas, então você pode ajustar os ingredientes conforme a sua necessidade. 

Para a nossa maminha ao vinho e alho, recomendamos uma maminha maturada da nossa linha Grill. A maminha maturada da linha Grill é especial para churrasco, mas você pode usá-la perfeitamente para receitas na sua cozinha.

Você irá precisar dos seguintes ingredientes para assar a maminha:

  • 1kg a 1,2kg de maminha maturada
  • Manteiga sem sal para untar a assadeira
  • 3 colheres de sopa de manteiga sem sal 
  • 2 dentes de alho triturados ou uma cebola processada
  • 1 cebola
  • Cheiro verde a gosto
  • Sal fino a gosto
  • Pimenta do reino a gosto

Comece untando toda a forma com a quantidade de manteiga sem sal necessária. Depois, espalhe sal por todos os lados da maminha já descongelada na assadeira, inclusive na gordura da carne.

Processe o cheiro verde, triture o alho e corte a cebola em rodelas. Com o cheiro verde, o alho e pimenta do reino, tempere apenas o lado da carne da maminha, não usando esses temperos na gordura. 

Derreta as três colheres de sopa de manteiga sem sal no microondas e despeje na assadeira ao lado da maminha que deverá estar com a gordura virada para cima. A manteiga irá se juntar aos sucos da carne para formar um líquido que iremos usar posteriormente para fazer o molho. 

Cubra a assadeira com papel-alumínio de forma que você possa levantá-lo durante o processo, pois teremos que regar a carne com o líquido da assadeira para mantê-la suculenta. 

Pré-aqueça o forno por 10 minutos em 200ºC e coloque a maminha para assar por 45 minutos. A cada 10 minutos, use uma colher para regar o líquido da assadeira sobre a carne (por isso, é importante cobrir a assadeira de forma que você possa abri-la durante o cozimento da carne). 

Quando chegar a 30 minutos, você pode começar a conferir se a carne já está no ponto visualmente. Quando ela estiver assada como se fosse um churrasco, chegou ao ponto ideal de maciez e suculência. 

Assim que a maminha estiver no ponto desejado, retire do forno e reserve, pois iremos fazer o molho com todo o saboroso líquido que ficou na assadeira. Coloque todo o líquido da assadeira em uma panela e misture com uma xícara de vinho tinto seco, aquecendo em fogo médio e misturando até ficar homogêneo.

Para engrossar o molho, coloque uma colher de sopa de farinha de trigo dissolvida em pouco de água e continue a misturar até chegar na consistência que você prefere. Fatie a carne e regue com o molho. 

Pronto, uma deliciosa maminha para você saborear em boa companhia e um vinho tinto seco. Também recomendamos servir com purê de batatas e arroz branco! 

Comentários