07 de Março de 2016

Os benefícios do Gengibre para a sua saúde

1444

Veja como essa raiz pode temperar a comida e cuidar da sua saúde.

O gengibre é uma raíz com sabor forte e apimentado que pode ser utilizado ralado em molhos, carnes, arroz, e até em sucos. Para cozinhar, ele pode ser ralado e adicionado diretamente à comida e para os sucos, você pode batê-lo no liquidificador junto com as frutas. 

Porém, assim como a pimenta, o gengibre é realmente forte e deve ser usado com parcimônia. Portanto, calma e cuidado ao usá-lo nos seus pratos!

Mas além do sabor que ele pode trazer à comida, o gengibre traz diversos benefícios à saúde. Veja agora seis benefícios do gengibre para você!

1. O gengibre ajuda a prevenir o câncer de cólon

O gengibre ajuda a prevenir o câncer de cólon, pois possui uma substância que impede o desenvolvimento e a proliferação de células cancerígenas nessa região do intestino. Além disso, há estudos que abrem a hipótese do gengibre também ajudar a combater o câncer de ovário.

2. O gengibre possui ação antioxidante e anti-inflamatória

Como outros alimentos picantes, o gengibre ajuda a prevenir doenças como a gripe, resfriados, câncer e envelhecimento precoce por ser antioxidante. E por ter ação anti-inflamatória, melhora os sintomas de artrite, dor muscular e doenças respiratórias, como asma, bronquite e tosse.

3. O gengibre reduz náusea e vômitos

Náuseas durante a gravidez, tratamento de quimioterapia ou nos primeiros dias após uma cirurgia podem ser combatidas com o consumo de meia colher de café de gengibre por alguns dias, de preferência pela manhã. Mas tenha calma, pois os efeitos do gengibre só aparecem após pelo menos 4 dias de consumo.

4. O gengibre combate a azia e os gases intestinais

Para isso, você deve consumir o gengibre em forma de chá, utilizando uma colher de gengibre para cara xícara de água. Para que você realmente sinta uma melhora nesses sintomas, deve-se tomar 4 xícaras de chá ao longo do dia. 

5. O gengibre protege contra úlceras

O gengibre protege o seu estômago contra úlceras, pois é um ótimo aliado no combate à bactéria H. pylori, a principal causa de gastrite e úlceras estomacais. E como bônus, ele também previne o câncer de estomago, pois a maioria dos casos desse tipo de câncer está ligado a úlceras. 

Comentários