01 de Agosto de 2018

Dicas para fazer um hambúrguer caseiro perfeito

646

Tudo o que você precisa saber para acertar no hambúrguer.

Uma das receitas de mais sucesso de nosso blog ensina a fazer um hambúrguer caseiro. Por isso, queremos complementar essa receita com algumas dicas para você sempre acertar no hambúrguer.

Qual corte de carne é o melhor para fazer hambúrguer?

Para fazer um bom hambúrguer, a escolha da carne a ser usada é fundamental. Se você selecionar um corte mais magro, lembre-se de misturá-lo com outro com mais gordura, pois ela é importante para que seu hambúrguer não fique duro e seco.

Nossa sugestão para a misturas de cortes para um hambúrguer caseiro saboroso e suculento envolvem acém, fraldinha, peito e contrafilé, para os cortes com gordura. Para cortes magros, patinho, coxão duro ou alcatra são ótimos.

Caso não queira fazer uma mistura de cortes de carne, o ideal é escolher um que tenha gordura, como o acém ou a fraldinha, que possuem melhor custo-benefício se comparados à picanha e ao filé mignon.  

Além disso, você também pode misturar outras proteínas no seu hambúrguer, além da bovina. Cortes de carne de porco, em especial o pernil, são opções interessantes para trazer novos sabores – e, por terem bastante gordura, são garantia de um hambúrguer suculento.

Quais temperos combinam com hambúrguer?

Quanto aos temperos, depende da sua preferência, é claro. Mas caso você use cortes magros para o hambúrguer, recomendamos adicionar um pouco de cebola picada para umedecer a carne ao prepará-la na grelha, frigideira ou forno.

Muitos especialistas recomendam que você tempere apenas com sal e pimenta e somente na hora do preparo. E esse é um caminho que pode ser o melhor, mas não deixe de testar ervas e especiarias para encontrar a receita de hambúrguer caseiro de sua preferência.

Alho e cebola, essa combinação ancestral, não tem erro. Basta picar bem e juntar com a carne antes de modelar cada hambúrguer.

Para um sabor defumado, você pode usar páprica. Ou pode apimentar, colocando pimenta na carne.

Um pouco de hortelã amassada e picada, especialmente se você usar carne de porco, também pode ser interessante.  Cominho, temperinho verde e coentro são outras opções.

Veja nossa seção de ervas e especiarias para mais ideias!

Como preparar o hambúrguer?

Você pode fazer o hambúrguer na grelha, na frigideira, no forno e na air-fryer. Para a grelha, coloque-o sobre a brasa bem quente e sem chamas e deixe dourar dos dois lados, virando assim que começar a surgir o suco da carne na parte superior do hambúrguer.

Para fazê-lo na frigideira, ligue-a em fogo alto. Quando estiver bem quente, adicione um fio de óleo e coloque o hambúrguer. No primeiro momento, ele irá grudar. Assim que ele se soltar, vire-o, e quando soltar do outro lado, estará pronto.

Para o forno, asse em temperatura bem quente com um pingo de óleo por cerca de 20 minutos, virando na metade do tempo. Ajuste de acordo com o seu forno e o ponto que deseja o hambúrguer.

Bom apetite!

Comentários