Assuntos principais

Conheça os benefícios do alecrim

Publicado em

09 de Outubro de 2015

Compartilhe

dieta mediterrânea ficou famosa pelos seus benefícios à saúde e o alecrim é um tempero fundamental em seus pratos. Sopas, molhos, e especialmente carnes ficam muito mais saborosos e aromáticos com essa erva que também tem sido usada como remédio natural há séculos.

Nós já escrevemos nesse post sobre como utilizar o alecrim na cozinha, por isso, hoje só queremos lhe mostrar os benefícios desse tempero para a sua saúde.

1. O alecrim ajuda na prevenção do câncer, da doença de Alzheimer e perda de memória

O alecrim possui diversas substâncias com benefícios para a saúde como o carnosol que é um potente composto anticâncer, o ácido carnósico que ajuda a proteger contra a doença de Alzheimer e a perda de memória.

2. O alecrim ajuda a aliviar enxaquecas e outras dores

O alecrim é utilizado há séculos como um remédio natural contra enxaquecas. Para isso, você deve fervê-lo em uma panela grande de água e levar a uma tigela grande. Cubra a sua cabeça com uma toalha e incline-se sobre a tigela para inalar o vapor por 10 minutos. 

Esse método deve aliviar as dores e melhorar o seu humor, além de ser ótimo para a memória, como citamos acima.

3. O alecrim é um agente anti-inflamatório e fortalece o sistema imune

O ácido carnósico e o carnosol também são poderosos anti-inflamatórios. Além disso, por suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, e anti-cancerígenas, o alecrim ajuda a fortalecer o sistema imune. 

4. O alecrim é um agente antibacteriano e ajuda na saúde digestiva

O alecrim possui propriedades contra bactérias que causam úcelas no estômago e contra infecções de estafilococos. Além disso, ele ajuda a tratar problemas digestivos como dor de estômago, prisão de ventre, indigestão e outros. 

5. O alecrim possui propriedades diuréticas e ajuda na saúde respiratória

O alecrim é um diurético leve, ajudando a livrar-se de inchaço e retenção de água. Quando utilizado frequentemente, também ajuda o rim a funcionar de forma ideal. 

Além disso, respirar vapores do seu óleo essencial não ajudam apenas contra enxaquecas, mas também contra congestionamento da respiração devido a resfriados, alergias, infecções respiratórias e gripes. Respirar o seu vapor irá lhe ajudar a limpar os pulmões e a garganta. 

Como podemos perceber, o alecrim pode trazer diversos benefícios a sua saúde além do sabor e aroma que desperta em seus pratos culinários.

Porém, é importante ressaltar que mulheres grávidas não devem consumir grandes de alecrim, pois ele leva a contrações uterinas e pessoas com pressão arterial elevada estão proibidas de consumi-lo, pois ele pode aumentar a pressão.