29 de Maio de 2015

Como fazer vegetais e legumes

1499

Veja como preparar vegetais e legumes mantendo o máximo de nutrientes.

Consumir vegetais e legumes regularmente reduz as chances de ataques de coração, diabetes, hipertensão, problemas de visão, câncer e outras doenças. Claro, isso a gente já sabe, mas como preparar os legumes perdendo o mínimo de nutrientes que nos ajudam a ficarmos saudáveis? 

Existem três coisas que levam os alimentos a perderem os seus nutrientes durante o cozimento: tempo, temperatura e quantidade de água. Quanto menos tempo você cozinhar, quanto menor for a temperatura, e quanto menos água for usada, mais nutrientes serão conservados nos vegetais e legumes - a quantidade de água utilizada, aliás, é o principal desses fatores. 

É por isso que apesar da crença popular, cozinhar os legumes e vegetais no microondas conserva mais nutrientes do que cozinhá-los fervendo no fogão. Então não preocupe-se com essa lenda urbana, pode cozinhar os vegetais e legumes no microondas sim! 

E quanto ao tempo da preparação, preparamos um guia para os vegetais e legumes mais comuns que encontramos na cozinha. 

Aspargo

O Aspargo ainda não é tão popular na cozinha brasileira, mas se você puder incorporá-lo de vez em quando, recomendamos, especialmente porque ele é muito rico em vitamina C, contribuindo para as defesas e bom funcionamento do nosso corpo. Ele também é fonte de folato, potássio e manganês, ferro e carotenóides.

Beterraba

A beterraba é uma cesta cheia de nutrientes! Vitaminas A e K, B1, B2, B5, B6, B9 (folato), vitamina C, vitamina E, cálcio, potássio, ferro, cobre, manganês e magnésio. É uma ótima adição para a sua dieta e as crianças adoram!

Brócolis

O brócolis é riquíssimo em ferro. Além disso, é boa fonte de fibras, cálcio, vitaminas B e vitaminas A, C e K.

Repolho

O repolho é uma ótima fonte de vitamina C, vitamina A, e vitamina B6. Também possui antioxidantes que são associadas a um risco menor de doenças no coração e alguns tipos de câncer.

Couve-Flor

Assim como o repolho, é boa fonte de vitama C, vitaminas B6 e B9, vitamina K, e antioxidantes. Além disso, também é fonte de manganês. 

Cenoura

Uma das verduras mais consumidas no Brasil e no mundo, é excelente fonte de vitamina A, cálcio e potássio.

Milho

O milho tem bastante carboidratos, sendo também fonte de vitaminas B1 e B2, vitamina E, e fibras. E fica uma delícia na sopa! 

Berinjela

Beringelas são fontes de fibras, vitamina B, vitamina C e K, zinco, potássio, cálcio, ferro e magnésio, ajudando na prevenção de câncer, doenças cardiácas, e na proteção das células do cérebro contra os radicais livres. Também podem ser benéficas em restringir a diabetes do tipo 2. 

Portanto, coloque na sua dieta imediatamente!

Pimentão

Você vai encontrar muita vitamina C no pimentão que também possui cálcio, fósforo e ferro. Se ele estiver maduro, também é fonte de vitamina A que ajuda a cuidar dos nossos ossos, pele, visão e sistema reprodutivo.

Batata

A batata é muito rica em vitaminas B, vitamina C, B6, fibras e carboidratos. Também é boa fonte de cobre, magnésio e vitamina B9. 

Não por acaso, é um alimento que se popularizou em épocas de fome no mundo, pois é resistente e fornece muitos nutrientes. Uma dica: confiram esse post para incrementar o seu purê de batatas.

Abobrinha

Você sabia que na verdade, a abobrinha é uma fruta? Pois é! E mais, 95% da sua composição é água, por isso, é um alimento com pouquíssimas calorias que também possui vitaminas C e B9.

Comentários