06 de Junho de 2018

Como fazer salmão grelhado com limão e alecrim

667

Receita de salmão fácil e rápida.

O salmão é um peixe delicioso e rico em Ômega 3, além de outras substâncias que fazem muito bem para a saúde. E ao fazer o salmão na grelha, evitando frituras, é ainda melhor.

Esta receita de salmão é muito fácil e rápida de fazer e valoriza bastante o sabor do peixe.

LISTA DE INGREDIENTES

  • 1 kg de filé de salmão

  • 2 limões sicilianos

  • 1 ramo de alecrim fresco

  • Sal a gosto

  • Pimenta do reino preta moída a gosto

  • Azeite de oliva extravirgem

MODO DE PREPARO

Comece fazendo pequenos cortes de 1/2 cm de profundidade no filé de salmão (no lado sem a pele). Isso ajudará a absorver melhor os aromas e sabores dos temperos.

Passe um pouco de azeite de oliva extravirgem na pele do peixe, para ele não grudar e queimar na grelha - não no lado da carne, pois o azeite irá dificultar a absorção dos temperos pelo salmão.

Em seguida, raspe os limões sicilianos sobre o peixe. Certifique-se que algumas raspas entraram nos cortes que você fez anteriormente.

Fatie os limões sicilianos e os espalhe sobre o salmão. Tempere-o com o alecrim e polvilhe sal e pimenta a gosto. Não exagere no sal, mas tampouco tenha medo de usá-lo, especialmente se você fizer o filé de salmão inteiro e não cortado em postas.

Agora, leve o peixe à grelha. Se o fogo estiver bem quente, você deverá virar o salmão quando estiver quase pronto, para selar de ambos os lados. Caso faça isso, a nossa dica é que o salmão cozinhe 80% do tempo com a pele virada para baixo e 20% com ela virada para cima.

Se o fogo não estiver muito quente, você pode cozinhar o salmão apenas com a pele virada para baixo, sem necessidade de virá-lo.

Em ambos os casos, deixe o peixe na grelha até ficar bem rosado e soltando pedaços grandes de carne, porém não desfiando. Queremos o salmão cozido, mas não seco.

Retire do fogo, tempere com mais um pouco de suco de limão e um fio de azeite de oliva e sirva. Bom apetite!

Comentários