10 de Julho de 2019

Como fazer Prime Rib 5 costelas

127

Receita de assado deste corte premium.

O Prime Rib é um corte relativamente novo na cozinha da América Latina, mas é muito tradicional nos EUA pela sua maciez, suculência e sabor. Com bastante gordura entremeada, é uma porção do filé de costela apresentando com osso para acentuar o sabor. 

Nós já publicamos duas receitas com o Prime Rib Minerva porcionado: assado com manteiga de ervas e grelhado na churrasqueira. Porém, também temos a opção do corte de Prime Rib com 5 costelas que iremos mostrar como assar ao forno agora.

Para essa receita, precisamos alguns utensílios que geralmente não usamos, mas são comuns: barbante de cozinha e uma grade para assar sobre a forma. Se você tiver, um termômetro para carne também é muito útil, mas não obrigatório.

LISTA DE INGREDIENTES

  • 2,5 kg de Prime Rib Minerva 

  • 1 clara de ovo

  • 1 xícara de sal grosso moído

  • 5 folhas de sálvia fresca

  • 2 ramos de tomilho fresco

  • 1 ramo pequeno de alecrim fresco

  • ½ colher de sopa de pimenta-do-reino preta moída 

  • 1 colher de chá de pimenta caiena ou pimenta calabresa

  • 1 colher de sopa de páprica doce

Para acompanhar a carne no forno, iremos preparar uma base na forma que terá duas funções: evitar o ressecamento do Prime Rib enquanto ele assa e servir como molho. Para isso, iremos usar:

  • 1 cenoura

  • 1 cebola

  • 1 talo de salsão

  • 3 dentes de alho

  • 2 folhas de louro

  • 1 lata de cerveja pilsen

MODO DE PREPARO

O Prime Rib Minerva é uma carne nobre, premium, por isso, merece ser bem tratado. Portanto, o preparo dessa receita é simples, mas precisa de tempo. 

Vamos começar pela base na forma. Corte a cenoura e a cebola em pedaços grosseiros - não é preciso nem descascá-los - e amasse os dentes de alho. Pique o talo de salsão e coloque todos esses ingredientes na forma de assar junto com as duas folhas de louro e a cerveja. 

Sobre essa forma, posicione a grade para assar a carne. Agora vamos preparar o tempero.

Na lista de ingredientes, recomendamos a utilização de tomilho, sálvia e alecrim frescos, mas se não for possível, utilize esses temperos secos na seguinte proporção: 1 colher de sopa de tomilho seco, 1 colher de chá de alecrim seco, 1 colher de sopa de sálvia seca. 

Vamos utilizar somente as folhas do alecrim, tomilho e sálvia frescos - se você quiser, pode jogar os talos dentro da forma que irá ao forno. Pique bem as folhas dos temperos até ficarem bem moídos. 

Em seguida, em um recipiente, misture os temperos picados com o sal grosso moído, a pimenta-do-reino preta moída, a pimenta caiena ou calabresa e a páprica doce. É possível comprar sal grosso já moído, mas se você tiver apenas o sal grosso tradicional, triture por alguns segundos no liquidificador. 

Atenção: não use sal fino. É preciso utilizar o sal grosso moído, pois a peça inteira do Prime Rib é bem grossa - ao utilizar o sal fino, você irá salgar apenas o exterior da carne e todo o seu interior ficará sem sabor.

Bata a clara do ovo até adquirir um pouco de consistência, mas sem chegar ao ponto de claras em neve e reserve.

Com uma faca grande e bem afiada, vamos fazer um corte na carne para facilitar o seu consumo depois. Faça um corte na horizontal do Prime Rib como se fosse separar o osso do restante da carne, mas não separe de fato - dessa forma, quando formos servir, será muito mais fácil fatiar sem deixar escorrer todo o líquido que dá suculência à carne. 

Feito isto, usando as mãos, espalhe a clara do ovo batida por todos os lados da carne, ela irá servir como uma cola para o tempero. Em seguida, espalhe o tempero que preparamos com o sal grosso e as ervas também por todos os lados, pressionando com os dedos para grudar bem no Prime Rib. 

Usando um barbante de cozinha, amarre a carne para juntar o osso que separamos do restante anteriormente. Use 3 ou 4 tiras de barbante para amarrar bem apertado. 

Posicione a carne sobre a grade de assar que deverá estar sobre a forma com os outros ingredientes e leve ao forno pré-aquecido em 200ºC por cerca de 1h30min. De tempos em tempos, confira a forma e se estiver muito seca, adicione um pouco de água. 

Após 1h30min, baixe a temperatura para 170ºC e asse por mais 30min. Essa é a nossa estimativa para servir o Prime Rib ao ponto. 

Porém, se você tiver um termômetro de cozinha para carnes, asse até o interior do Prime Rib chegar a 58ºC para servir ao ponto. Para malpassado, cerca de 55ºC. 

Quando estiver assado, retire o Prime Rib do forno, cubra com papel-alumínio e deixe descansar por pelo menos 30 minutos antes de servir. Não se preocupe, a carne não ficará fria, pelo contrário, estamos dando tempo para que o calor que está no centro se espalhe por todo o Prime Rib, permitindo que você sirva uma carne suculenta, saborosa e homogênea. 

Enquanto a carne está descansando, você pode pegar todo o líquido da forma e passar por uma peneira. Esse é o nosso molho. 

Passados 30 minutos de descanso, retire os barbantes, termine aquele corte rente aos ossos feito anteriormente, fatie o Prime Rib e sirva com o molho. 

Um purê de batatas e uma salada verde são acompanhamentos ideais para essa receita. Bom apetite! 

Comentários