18 de Outubro de 2019

Como fazer picanha ao forno com vinagre balsâmico

Picanha suculenta, macia e saborosa.

A picanha, a estrela do churrasco brasileiro que já é famosa internacionalmente, é um corte incrível pelo seu sabor e suculência. Um sucesso merecido, é claro, especialmente se você encontrar uma peça de picanha Minerva. 

Nós já trouxemos diversas receitas de picanha em nosso blog: picanha na frigideira, picanha ao forno e é claro, na churrasqueira. Hoje queremos lhe ensinar mais uma receita de picanha ao forno, dessa vez, com um tempero único, mas muito simples: o vinagre balsâmico.

LISTA DE INGREDIENTES

  • 1 peça de picanha Minerva
  • Sal fino a gosto
  • Pimenta-do-reino preta moída a gosto
  • Vinagre balsâmico a gosto

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno em 180 graus Celsius. Com uma faca bem afiada, faça cortes horizontais superficiais na capa de gordura da carne; em seguida, faça cortes verticais de forma que cruzem com os cortes feitos anteriormente. 

Coloque a carne em um recipiente e tempere ela com o vinagre balsâmico. Basta despejar o vinagre sobre a carne e esfregar com as mãos. 

O vinagre irá deixar a picanha ainda mais macia, pois ajuda a quebrar as fibras da carne. E não se preocupe com o sabor ou aroma forte do vinagre balsâmico, a picanha assada no final ficará perfeita. 

Tempere então a carne com sal e pimenta a gosto. Enrole com papel-alumínio com o lado brilhante voltado para dentro e leve ao forno por cerca de 40 minutos para servir malpassado. Se quiser ao ponto ou bem passado, deixe assar por mais 15 ou 20 minutos.

Passado esse tempo, abra o papel-alumínio e deixe assar por mais alguns minutos. Aì basta retirar do forno e deixar descansar por cerca de 5 minutos antes de fatiar. Bom apetite! 

Comentários