31 de Agosto de 2015

Como fazer o macarrão perfeito

Em: Dicas
2243

Veja se você deveria colocar óleo na água para cozinhar o macarrão!

O macarrão, espaguete ou massa, como você preferir chamar, é um prato delicioso, fácil e rápido de fazer. Mas muita gente ainda erra no seu preparo, então resolvemos dar algumas dicas para você fazer o macarrão perfeito!

1. Cozinhe o macarrão em uma panela grande

Um dos erros mais comuns que cometemos ao cozinhar o macarrão é fazê-lo em uma panela muito pequena. Para o macarrão sair perfeito, ele precisa ser cozinhado rapidamente em um espaço onde possa ser movimentado, o que é impossível em uma panela pequena. 

Ao colocar o macarrão em uma panela com pouca água, ela irá demorar mais tempo para voltar a ferver, logo, o macarrão ficará mais tempo em água não-fervente, o que a deixará grudenta. Além disso, com pouca água, você terá mais amido do macarrão na água, o que também ajudará para que ela fique grudenta. 

Por fim, ao usar uma panela muito pequena, você terá que quebrar o espaguete para que ele caiba na panela, o que é um horror na culinária! 

2. Coloque sal na água

É essencial colocar bastante sal na água assim que ela começar a ferver! Coloque pelo menos uma ou duas colheres de sopa de sal e não se preocupe, pois você não irá comer todo esse sal, já que o macarrão não o absorve como a batata, por exemplo.

O sal é importante, pois ele tem um efeito abrasivo na superfície do macarrão, o que o impede de ficar pegajoso, grudento. E o sal também dá um sabor ao macarrão que irá ficar sem gosto se cozinhado apenas na água. 

3. Ferva a água antes de colocar o macarrão

É fundamental que a água esteja fervendo quando você colocar o macarrão, caso contrário, ela ficará mais tempo na água não-fervente e irá se tornar pegajosa e grudenta. Quando você colocar o macarrão na água, a sua temperatura irá diminuir, por isso é fundamental que a água esteja realmente fervendo e não apenas quente. 

4. Não adicione azeite ou óleo à água

Esse é um ponto polêmico, pois o conhecimento popular é de que adicionar óleo à água impede a massa de ficar grudada e pegajosa. Entretanto, ao colocar óleo na água, o macarrão ficará escorregadio e não irá absorver muito bem o molho depois. 

Assim, basta colocar o macarrão na água fervente e mexê-lo de vez em quando para que ele fique soltinho, bem cozido e absorva o sabor do molho depois!

5. Sempre mexa o macarrão durante o cozimento

Assim que você adicionar o macarrão à água fervente, mexa um pouco com uma colher de pau. Repita esse processo de vez em quando para ir soltando o macarrão.

É importante mexer com certa frequência para que o macarrão fique sempre em movimento na panela. Assim, ele não irá grudar!

6. Não coloque água fria ou gelada no macarrão após cozinhá-lo

Com o objetivo de parar o cozimento e deixar o macarrão soltinho, muitas pessoas jogam água gelada sobre ele, mas isso não é necessário se você seguiu nossas outras dicas corretamente. Além de remover o sabor do macarrão ao lavá-lo com água gelada, você irá retirar o amido da superfície que ajuda a absorver todo o sabor do molho! 

Assim, basta colocar o macarrão em uma peneira ou coador e dar uma chacoalada para retirar a água em excesso e finalizar a receita!

Entretanto, se você não for servir o macarrão imediatamente, você pode lavá-lo com a água fria para que ele não fique grudento, mas apenas nessa ocasião ou se você pretende fazer alguma salada com ele. 

Agora que nós ensinamos você a fazer o macarrão perfeito, é claro que também iremos dar a dica de um acompanhamento: sirva o espaguete cozinhado perfeitamente com essas deliciosas almôndegas ao pomodoro que já ensinamos a fazer aqui no blog! 

Tags

Comentários