05 de Outubro de 2018

Como fazer molho espagnole para carnes vermelhas

520

Delicioso molho com cogumelos.

A carne bovina combina perfeitamente com molhos escuros e, para prepará-los, é fundamental a utilização de um caldo de carne saboroso, como nós já ensinamos a fazer.

Nesta publicação, te ensinaremos a fazer um molho espagnole.

LISTA DE INGREDIENTES

  • 1 litro de caldo de carne caseiro
  • 2 colheres e meia de araruta, farinha de milho ou amido de batata
  • 120 ml de água fria
  • 150 gramas de cogumelo picado
  • 1 colher de sopa de purê ou extrato de tomate

MODO DE PREPARO

Ferva o caldo de carne caseiro por cerca de 15 a 20 minutos para reduzir e concentrar os sabores. Misture a araruta, a farinha de milho ou o amido de batata com 120 ml de água fria, junte ao caldo e mexa bem até engrossá-lo.

Em seguida, retire a panela do fogão e com uma espumadeira, desnate o molho, isto é, remova as impurezas. Esse é o molho escuro básico, que é o ponto de partida para diversas receitas, incluindo o nosso molho.

Após o caldo engrossar e as impurezas forem removidas, você terá cerca de 750 ml de molho escuro. Passe esse molho para outra panela e esquente em fogo brando até ferver.

Adicione 150 gramas de cogumelo picado e misture bem. Acrescente 1 colher de sopa de extrato de tomate, dissolva no molho e continue fervendo em fogo brando por 15 minutos, retirando as impurezas constantemente.

Posteriormente, coe o molho e sirva com a carne de sua preferência. Bom apetite!

Você também pode aproveitar o molho escuro básico, que é a base da nossa receita, e acrescentar diversos ingredientes, como legumes, molho inglês, vinho, mostarda, tomate, etc., para dar mais sabor e enriquecê-lo, ajustando de acordo com seu gosto. Basta usar a sua imaginação!  

Comentários