23 de Dezembro de 2015

Como fazer a lasanha perfeita para o seu Natal

1159

Confira a nossa receita tipicamente italiana de lasanha.

Peru, carne assada, salada, sobremesa, tudo isso é maravilhoso, mas uma boa lasanha, bem recheada e gostosa, também é uma ótima opção para o cardápio de Natal. 

Hoje nós daremos uma receita tipicamente italiana, mas já avisamos, você precisa de tempo para fazê-la. 

Para fazer o molho vermelho de ragu, você precisará de tempo (algumas horas) e dos seguintes ingredientes:

  • 500 gramas de carne para bifes, como patinho ou alcatra
  • 500 gramas de costelinha de porco 
  • 200 gramas de salsichão ou linguiça
  • 2 folhas de louro
  • 1 cebola média
  • 1 copo de vinho tinto seco
  • 3 latas de tomate pelati
  • 2 colheres de sopa de extrato de tomate
  • Água filtrada
  • Manjericão a gosto
  • Azeite de oliva

Para fazer esse molho, o primeiro passo é cortar as carnes em pedaços grosseiros e tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Depois, em fogo alto, esquente uma panela grande com azeite de oliva. 

Com a panela quente, leve as carnes ao fogo para selarem com as duas folhas de louro. O que nós queremos é apenas formar aquela crosta exterior, pois o interior da carne irá cozinhar depois.

Uma dica: amasse as folhas de louro antes de colocá-las na panela, isso ajuda a liberar os óleos essenciais mais facilmente.

Enquanto a carne sela, pique a cebola de forma grosseira, não se preocupe que alguns pedaços fiquem maiores do que os outros, pois elas irão se desmanchar no molho depois. 

Quando a carne estiver completamente selada, adicione meio copo de vinho e deixe cozinhar até o álcool evaporar. E recomendamos que você use um bom vinho, senão o molho pode ficar com um gosto amargo. 

Com o álcool evaporado, adicione a cebola picada e cozinhe até que elas estejam translúcidas, como se estivessem suadas. Nesse momento, coloque as três latas de tomate pelati na panela e usando uma colher de pau, misture com a carne. 

Em um copo, misture o restante do vinho (meio copo) com duas colheres de extrato de tomate e adicione à panela também. Depois, encha as três latas de tomate pelati com água e coloque na panela também. 

Até agora, todos esses passos devem ser feitos com fogo alto ligado.

Para finalizar a sua parte na produção desse molho, no momento que ele começar a borbulhar, coloque em fogo baixo, adicione um ramo de manjericão ao molho, feche a panela e deixe cozinhar por cerca de duas horas. Se precisar, bata o molho no liquidificador ou use um garfo para desfiar bem a carne, mas é provável que isso seja não seja preciso.

Um pouco antes de montarmos a lasanha, podemos ir para o molho branco e você irá precisar do seguinte:

  • 50 gramas de manteiga
  • 80 gramas de farinha de trigo
  • 1 litro de leite integral
  • 100 gramas de queijo parmesão
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto
  • Noz-moscada ralada a gosto

Uma sugestão: compre um pedaço de queijo parmesão e rale, não use parmesão ralado de pacotinho, pois eles não derretem muito bem e não irão se misturar corretamente ao molho. Você também pode utilizar outros tipos queijos se desejar.

Em uma panela grande, derreta a manteiga em fogo baixo. Quando ela estiver derretida, adicione a farinha de trigo e usando uma colher de pau, misture com a manteiga até que você tenha uma pasta homogênea.

Adicione o leite e mexa bem até misturar com toda a pasta de farinha e manteiga, sem deixar nenhum caroço. Quando a pasta estiver dissolvida no leite, adicione o queijo parmesão, sal a gosto, pimenta do reino a gosto, e também uma pitada de noz-moscada. 

Continue mexendo por cerca de 12 minutos em fogo baixo ou até o molho engrossar. Agora com o nosso molho branco e o nosso ragu pronto, basta montar a lasanha! 

Você irá precisar de ragu, molho branco, massa, queijo mussarela e queijo parmesão em camadas alternadas. 

Em uma assadeira grande, vá alternando todos os ingredientes. A única exigência é começar com o ragu no fundo e uma folha de massa, sendo que se necessário, você pode quebrar a massa sem problema algum. 

Lembre-se de a cada camada, cobri-la bem com molho. A nossa dica é que a partir da segunda camada, sempre coloque um pouco de ragu, molho branco e queijos antes de cobrir com a massa.

Quando tiver terminado de montar a lasanha, cubra-a com papel alumínio e leve ao fogo pré-aquecido em 180ºC por cerca de 45 minutos, sendo que nos últimos cinco minutos, você deve remover o alumínio para dourar a lasanha e formar aquela crosta crocante que todo mundo adora. 

Essa receita é maravilhosa, muito saborosa e garantia de sucesso no seu cardápio de Natal! Bom apetite! 

Comentários