13 de Abril de 2018

Como fazer cupim na panela de pressão

762

Como fazer carne macia e saborosa.

O cupim é um corte de carne excelente para longos cozimentos, aliás, é a forma ideal de prepará-lo para que fique bem macio e saboroso.

Para esta receita que serve cerca de 8 porções bem generosas, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 peça de cupim com cerca de 2 kg

  • 1 colher de sopa de óleo

  • 3 colheres de sopa de cheiro verde picado

  • 2 colheres de sopa de alho picado

  • 1 litro de caldo de carne (ou 3 cubos de caldo de carne)

  • 3 colheres de sopa de molho inglês

  • Sal a gosto

  • Pimenta-do-reino preta moída a gosto

Com uma faca fina e bem afiada, faça furos superficiais no cupim. Isso irá ajudar a carne a absorver melhor os sabores dos temperos.

Esquente o óleo na panela de pressão e refogue a cebola e o alho. Cuidado para não queimar, queremos deixá-los levemente fritos.

Caso você use caldo de carne, coloque 2 copos na panela agora. Se for usar cubos de caldo de carne, despeje dois copos de água na panela de pressão para dissolvê-los agora.

Em seguida, posicione a peça de cupim temperada com sal e pimenta-do-reino na panela de pressão. Cubra com o restante de caldo de carne ou água até ter cerca de 4 dedos de líquido acima da carne.

Tampe a panela de pressão e deixe cozinhar por cerca de 2h. Uma dica: após pegar pressão, deixe a chama em fogo baixo porque a panela continuará com a mesma temperatura que estava com fogo alto.

Passado este tempo de cozimento na panela de pressão, vamos finalizar o cupim no forno. Se desejar acompanhamentos, recomendamos levá-lo ao forno com batatas.

Coloque o cupim em uma assadeira antiaderente ou untada com óleo. Tempere novamente com sal e pimenta e esfregue o molho inglês por toda a carne. Leve ao forno pré-aquecido em 200ºC por mais 30 minutos.

Aí basta fatiar e servir! Batatas assadas, arroz branco e uma salada verde simples são acompanhamentos perfeitos para esse cupim.

Comentários