03 de Janeiro de 2020

Como fazer costela janelão defumada

Confira receita incrível para uma carne saborosa e suculenta.

Para essa receita, a princípio, você irá precisar de uma churrasqueira defumadora, mas se você não tiver uma, iremos lhe dizer como assar a costela, ela apenas não será defumada. 

LISTA DE INGREDIENTES

  • 1 peça de costela janelão Minerva
  • Sal grosso moído a gosto
  • Pimenta-do-reino preta moída a gosto
  • Azeite de oliva

MODO DE PREPARO

Acenda o fogo na sua churrasqueira defumadora e esquente até 140ºC. Esta é a temperatura ideal para colocar a carne.

Enquanto isso, limpe a peça de costela da sua capa de gordura, queremos apenas um pouco. Em seguida, esfregue azeite de oliva por toda a carne para ajudar a grudar o sal e a pimenta.

Agora passe o sal grosso moído espalhando bem por toda a costela. Para terminar o preparo, passe pimenta-do-reino preta moída na hora por todos os lados - seja generoso, queremos cobrir toda a peça com pimenta, então use bastante.

Agora que terminamos o preparo, leve a peça de costela ao defumador e deixe assar por 5 a 6 horas.Se você tiver um termômetro de cozinha,  quando a carne chegar em 90ºC em seu interior, estará pronta. 

Nesse momento, retire-a do defumador, enrole em papel-alumínio com o lado brilhante voltado para dentro e deixe descansar por 1 hora. Dessa forma, os sucos do interior irão se assentar e a carne ficará muito mais saborosa e suculenta - não se preocupe, ela continuará bem quente. 

Passado esse tempo, basta tirar o papel-alumínio, cortar em fatias e servir! 

Agora, se você não tem um defumador e quer fazer esta costela janelão, faça os mesmos preparos com azeite, sal e pimenta, mas não retire a capa de gordura. Asse também por 5 a 6 horas distante da brasa, cerca de 60 cm, e baixe apenas nos últimos 15 minutos para dourar bem. Bom apetite! 

Comentários