25 de Maio de 2018

Como fazer asinhas de frango com molho tailandês

509

Um aperitivo com um molho diferente.

A asinha de frango é um corte maravilhoso para aperitivos, pois assa rapidamente, independentemente da forma que você a cozinhar.

Se você desejar, pode fazer a asinha de frango de forma simples, temperando apenas com sal. Mas o que nós queremos te ensinar é como preparar a asa de frango grelhada com um molho apimentado, denominado Sriracha, de origem tailandesa.

Assim, além de servir um excelente aperitivo, você terá uma boa história para contar a respeito do prato!

LISTA DE INGREDIENTES

1Kg de asas de frango

450 gramas de pimenta-jalapenho picada

200 gramas de pimentão vermelho picado

4 dentes de alho cortados em pedaços

3 colheres de sopa de açúcar mascavo

1 colher de sopa de sal

75 ml de água

125 ml de vinagre branco

MODO DE PREPARO

O preparo, na verdade, é do molho e ele depende do seu tempo.

Para um preparo rápido, em um liquidificador, junte todos os ingredientes, com exceção das asinhas de frango, é claro.

Bata bem, dando vários pulsos de início. Passe o molho por uma peneira, para retirar as sementes e peles da pimenta e do pimentão.

Leve o molho à uma panela e o cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre até reduzir e chegar à consistência de sua preferência.

Em seguida, basta cobrir as asinhas de frango com o molho e levá-las ao fogo até ficarem douradas por todos os lados. Não é necessário temperá-las com sal, pois o molho já é salgado.

Agora, se você tiver tempo e está planejando o preparo para depois, o ideal é deixar o molho fermentar alguns dias antes de utilizá-lo. Para isso, no liquidificador, bata a pimenta, o pimentão, o alho, o açúcar, o sal e a água, deixando de fora o vinagre.

Coloque a mistura em uma jarra ou pote de vidro, cubra com filme-plástico e reserve em um local escuro e frio entre 3 a 5 dias. Você verá que uma camada branca será formada sobre a superfície logo no primeiro dia - remova essa camada e mexa bem o restante ao menos uma vez por dia, durante o processo de fermentação, voltando a cobrir o recipiente com filme-plástico.

Após a fermentação, bata o molho novamente no liquidificador, mas agora adicione o vinagre. Então siga com a receita: passe o molho por uma peneira, leve ao fogo baixo e cozinhe até reduzir, cubra as asinhas de frango com ele e leve-as para a grelha, virando sempre que necessário, para que todos os seus lados fiquem bem dourados. Bom apetite!

Comentários