10 de Outubro de 2018

Como defumar peito bovino com lenha

470

Uma receita de assado lento.

O peito bovino é um corte de carne incomum no churrasco brasileiro, mas típico dos EUA. O truque para esse corte é assá-lo lentamente e de forma indireta, isto é, não colocá-lo sobre as brasas.

Se você tiver um forno a lenha, é mais fácil ainda, mas também é possível assar o peito bovino na churrasqueira. A nossa receita de hoje não requer muito preparo, mas precisa de tempo - ela é ideal para um final de semana ou um dia de férias.

Se você quiser uma receita que leve menos tempo, já ensinamos a fazer o peito assado no forno e na churrasqueira.

LISTA DE INGREDIENTES

  • 1 peça de peito bovino grande

  • 12 gramas de louro em pó

  • 30 gramas de cebola, alho e salsa em pó

  • 20 gramas de alecrim seco

  • 60 gramas de páprica doce ou picante

  • 30 gramas de pimenta em pó

  • 100 ml de suco de maçã

MODO DE PREPARO

Por ser uma peça grande, o peito bovino precisa de tempo para absorver os temperos. Dessa forma, misture todas as ervas, passe por toda a carne, enrole a peça em papel-alumínio e leve para a geladeira por cerca de 12h.

Dessa forma, ela irá ficar mais macia e apetitosa, absorvendo o aroma e sabor dos temperos. Retire da geladeira, remova o papel-alumínio e deixe repousar por cerca de 1h antes de levá-la ao forno ou à churrasqueira.

Faça o fogo com a lenha e ponha a carne em uma assadeira. Coloque-a no canto oposto do forno ou da churrasqueira, para que a carne asse indiretamente e seja defumada por 2 horas.

Essa é a primeira etapa e você verá que a carne estará bem escura, mas não se preocupe, ela não está queimada!

Agora, vamos fazer um pacote de papel-alumínio para a carne, dando duas voltas com ele. Antes de fechar o pacote, regue com o suco de maçã e então leve de volta para assar indiretamente por 8 horas dentro da assadeira.

Fique atento para não deixar o fogo morrer. Assim, a cada duas horas, adicione mais lenha para mantê-lo aceso e defumando a carne.

Retire a carne, remova o papel-alumínio e corte em fatias finas. Sirva e bom apetite!

Comentários