30 de Março de 2018

Como acertar o ponto da carne

1184

Confira as dicas para fazer a carne no ponto ideal.

Quando bem preparada, a carne malpassada ou ao ponto valoriza o produto - a carne fica mais suculenta, saborosa e macia. Porém, você pode comer a carne do seu jeito, se preferir mais ao ponto para bem passada, está tudo bem também!

A questão, então, é se você consegue fazer a carne no ponto que deseja. A nossa sugestão, é claro, é que você procure fazer a carne malpassada ou ao ponto, porém, a decisão é sua.

Independentemente do modo de preparo, churrasqueira, grelha, frigideira ou forno, há uma característica do corte da carne que influencia diretamente no ponto: a espessura.

Quanto mais grosso o corte da carne, mais fácil é fazê-la malpassada ou ao ponto e mais difícil é fazê-la bem passada sem queimá-la.

Assim, se você prefere uma carne mais passada, procure cortes mais finos. Por exemplo, se você pretende fazer uma picanha na churrasqueira, você pode fatiá-la em bifes antes de levar ao fogo para que ela fique mais passada.

Se você pretende fazer a carne na frigideira, é muito importante que ela esteja bem quente quando você colocar a carne. Se ela estiver fria, ela não terá aquele exterior crocante e saboroso e irá cozinhar enquanto a frigideira esquenta, o que irá endurecê-la. Além disso, use pouca gordura na frigideira, apenas o necessário para untá-la.

Uma questão para debate é se você deve deixar a carne parada após colocá-la na frigideira ou virá-la constantemente. Muitos chefs preferem a primeira opção e outros a segunda. Caso você escolha a primeira, assim que surgir um pouco de suco na superfície da carne, você deve virá-la.

Se você preferir virar a carne constantemente na frigideira, é preciso um pouco de experiência para saber o ponto. Compare o tempo a cada vez que você fizer a carne e lembre-se que quanto mais grosso for o corte, mais tempo será necessário para cozinhá-lo ao ponto.

Agora, a grande dica para saber como está o ponto da carne é o teste com a "almofadinha" da sua mão - aquela região logo abaixo do polegar. Junte o polegar com o dedo indicador e se a carne estiver macia como a "almofadinha", ela está malpassada.

Se a consistência da carne estiver mais parecida com a união dos seus dedos polegar e médio, ela está ao ponto. E se estiver parecida com a união dos dedos polegar e anular, está bem passada. Essa dica vale para qualquer preparo: frigideira, forno ou churrasqueira.

E nossa dica final é especialmente para carnes que você começar o preparo na frigideira: caso ela já esteja bem cozida por fora, mas ainda não está no ponto desejado, leve-a ao forno em 200ºC por mais alguns minutos para finalizá-la!

Comentários