07 de Dezembro de 2018

Churrasco de picanha no bafo

393

Picanha saborosa e suculenta.

A estrela e um dos cortes mais apreciados do churrasco brasileiro pelo seu sabor e suculência, a picanha é definitivamente especial.

Não é por acaso que nós já ensinamos a fazer o churrasco de picanha perfeita e como temperar a picanha para o churrasco, entre outras dicas que você confere em nossa seção de churrasco.  Agora, queremos te ensinar a fazer uma picanha no bafo.

LISTA DE INGREDIENTES

  • 1 peça de picanha com até 1,1 kg

  • 3 dentes de alho amassados

  • 1 xícara de chá de farinha de trigo

  • Sal fino a gosto

  • Papel-alumínio

Note que estamos usando sal fino para essa receita, pois, como iremos preparar a picanha no bafo, se usarmos sal grosso, ela ficará muito salgada.

MODO DE PREPARO

Em um recipiente, tempere a picanha com o sal e polvilhe a farinha de trigo por toda a superfície da carne. Utilize as mãos para pressionar a farinha e deixá-la grudada na carne.

Acomode a picanha sobre o lado brilhante de uma folha de papel-alumínio, salpique o alho, e feche o papel-alumínio ao redor da carne. Deixe descansar assim por cerca de 20 minutos fora da geladeira.

Agora, vamos levar a carne ao fogo. A brasa deve estar bem quente, sem chamas e uniforme. Coloque a carne sobre uma grelha a cerca de 40 cm do braseiro, com a gordura virada para baixo, e asse por aproximadamente 20 minutos.

Retire o papel-alumínio da carne e deixe-a assar por mais 10 minutos de cada lado, para dourar bem.

Retire da churrasqueira, deixe descansar por 5 minutos para que os sucos se assentem e você possa servir uma picanha suculenta e uniforme.

Destacamos que o ponto desta picanha é malpassado. Portanto, deixe assar mais tempo dentro do papel-alumínio se você quiser mais ao ponto.

Fatie, sirva e bom apetite!

Comentários