19 de Dezembro de 2016

Acompanhamento para a ceia de Natal: legumes grelhados com queijo

1041

Um acompanhamento delicioso para uma data especial.

Uma ceia de Natal farta é algo maravilhoso e para quem cozinha, é muito satisfatório ver a felicidade de quem já fica com água na boca apenas ao enxergar a mesa. E uma mesa farta, seja para o Natal ou para qualquer outra ocasião, tem mais do que os pratos principais, como essa maminha assada que demos a receita semana passada (neste mesmo link, você encontra outras receitas de pratos para o Natal).

Os acompanhamentos devem fazer parte do cardápio e receberem a mesma atenção de quem cozinha. Por isso, hoje nós queremos lhe dar a receita de um acompanhamento diferente, mas muito saboroso e que ficará lindo na sua mesa. 

Para os nossos legumes grelhados com queijo, você precisará dos seguintes ingredientes: 

  • 1 berinjela grande
  • 2 abobrinhas
  • 1 pimentão vermelho
  • Sal a gosto
  • Azeite de oliva 
  • 100 gramas de queijo mussarela ralado
  • 50 gramas de queijo prato ralado
  • 100 gramas de queijo parmesão ralado
  • 1/2 pote de requeijão

Com essa quantidade de ingredientes, você serve uma família de 4 a 6 pessoas tranquilamente junto com os outros pratos.

O primeiro passo é cortar a berinjela e deixar de molho em um recipiente com água e sal por cerca de 20 minutos. Então escorra e esprema as rodelas de berinjela para remover o excesso de água.

Fatie as abobrinhas e o pimentão em rodelas. Agora você deve grelhar os legumes em uma grelha untada com azeite.

Caso você não tenha uma grelha de cozinha, você pode assá-los no forno por alguns minutos. É importante fazer isso antes de ir para o próximo passo para que eles soltem a água excedente. 

Em uma tigela, misture os três tipos de queijos. Nós escolhemos mussarela, prato e parmesão, mas você pode fazer outras combinações de acordo com o seu gosto - apenas recomendamos que não utilize queijos de sabores muito fortes, como o gorgonzola, para não esconder os outros sabores. 

Em seguida, em uma assadeira, distribua todas as rodelas de berinjela pré-assadas ou grelhadas. Cubra cada uma delas com um pouco da mistura de queijos; então intercale fatias de abobrinha, pimentão e queijo. 

Por fim, coloque uma colher de requeijão e leve ao forno pré-aquecido em 220 graus Celsius até que os queijos tenham derretido e começado a gratinar. Então é só tirar do forno e servir! 

Comentários