A Minerva Foods é referência global de qualidade na produção e comercialização de carne bovina, couro e derivados e na exportação de gado vivo, além de atuar também no processamento de carne.

A história da Companhia está pautada em uma administração sólida, disciplinada, coerente e experiente, que busca atuar nos mercados mais rentáveis através da utilização de instrumentos de gestão de risco.

A Minerva Foods investe diariamente na modernização de suas unidades industriais, realiza aquisições estratégicas, mantém um portfólio amplo e personalizado de produtos de qualidade, e possui uma logística de distribuição integrada e eficiente.

Atualmente, opera 26 plantas industriais, sendo 11 no Brasil, 6 no Paraguai, 3 no Uruguai, 1 na Colômbia e 5 na Argentina, e conta com 14 Centros de Distribuição, localizados no Brasil, Paraguai, Colômbia, Chile e Argentina.

Uma das empresas líderes do segmento na América do Sul, sustenta uma posição privilegiada no mercado internacional, exportando para mais de 100 países em cinco continentes.

  • Missão

    Fornecer globalmente alimentos de qualidade, com responsabilidade socioeconômica e ambiental. A Minerva atuará a partir de um alto nível de eficiência operacional, promovendo a equipe e valorizando seus colaboradores, cultivando respeito e confiança nas áreas de negócio em que atuar.
  • Visão

    Ser a empresa mais eficiente, buscando sempre maximizar o retorno sobre o capital investido em todos os seus segmentos de negócios com políticas de gestão de risco adequadas.
  • Valores

    Integridade, comprometimento, responsabilidade, iniciativa, cooperação, simplicidade e determinação.

Um pouco de nossa história

Desde 1992, a trajetória da empresa se mescla com a história da pecuária brasileira, já que seus fundadores, a família Vilela de Queiroz, participaram ativamente do desenvolvimento do segmento no Brasil, sendo reconhecidos pela excelência no transporte e criação de gado. Com a industrialização da carne e de seus derivados, a Minerva Foods também ganhou reconhecimento internacional.

Presença

A Minerva Foods é uma empresa global, atendendo a cinco continentes com carnes, embutidos e derivados, oriundos exclusivamente do Brasil, Uruguai, Paraguai, Colômbia e Argentina, produtores reconhecidos pela sua qualidade superior. A Companhia também possui escritórios comerciais internacionais localizados na América Latina, EUA, África, Oriente Médio, Ásia, Europa e Oceania.

Pontos no mapa

  • Unidades Industriais
  • Escritórios Internacionais
  • Centros de Distribuição
  • Negócios Relacionados
  • Escritórios Comerciais

Governança Corporativa

Em 2000, a Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBovespa) introduziu três segmentos especiais para listagem, conhecidos como Níveis 1 e 2 de Práticas Diferenciadas de Governança Corporativa e Novo Mercado. O objetivo foi criar um mercado secundário para valores mobiliários emitidos por Companhias abertas brasileiras que sigam melhores práticas de governança corporativa.

Os segmentos de listagem são destinados à negociação de ações emitidas por Companhias que se comprometam voluntariamente a cumprir práticas de boa governança corporativa e maiores exigências de divulgação de informações em relação àquelas já impostas pela legislação brasileira. Em geral, tais regras ampliam os direitos dos acionistas e melhoram a qualidade das informações fornecidas  a eles.

As regras do Novo Mercado exigem, além das obrigações impostas pela legislação brasileira em vigor, o atendimento aos seguintes requisitos, entre outros:

  • emitir somente ações ordinárias;
  • conceder a todos os acionistas o direito de venda conjunta (“tag along”), em caso de alienação do controle acionário da Companhia, devendo, o adquirente do controle, realizar oferta pública de aquisição das ações aos demais acionistas, oferecendo para cada ação o mesmo preço pago por ação do bloco controlador;
  • assegurar que as ações da Minerva, representativas de, no mínimo, 25% do capital total, estejam em circulação;
  • adotar procedimentos de oferta que favoreçam a dispersão acionária;
  • cumprir padrões mínimos de divulgação trimestral de informações;
  • seguir políticas mais rígidas de divulgação com relação às negociações realizadas pelos acionistas controladores da Companhia, conselheiros e diretores envolvendo valores mobiliários de sua emissão;
  • submeter quaisquer acordos de acionistas e programas de opção de compra de ações existentes à BM&FBovespa;
  • disponibilizar aos acionistas um calendário de eventos societários;
  • limitar a um ano o mandato de todos os membros do Conselho de Administração do Minerva, devendo ser composto por, no mínimo, cinco membros;
  • elaborar, a partir do segundo exercício social encerrado após a admissão no Novo Mercado, demonstrações financeiras anuais, inclusive demonstrações de fluxo de caixa, em idioma inglês, de acordo com normas contábeis internacionais, tais como U.S. GAAP ou IFRS;
  • adotar exclusivamente as normas do regulamento de arbitragem da BM&FBovespa, pelas quais a própria bolsa de valores, a Companhia, o acionista controlador, os administradores, e os membros do Conselho Fiscal da Companhia, se instalado, comprometem-se a resolver toda e qualquer disputa ou controvérsia relacionada ao regulamento de listagem por meio de arbitragem;
  • realizar, pelo menos uma vez ao ano, reunião pública com analistas e quaisquer outros interessados, para divulgar informações quanto à sua respectiva situação econômico-financeira, projetos e perspectivas;
  • em caso de saída do Novo Mercado, para que as ações sejam negociadas fora da nova regra, o acionista controlador deve fazer oferta pública de aquisição das ações em circulação, pelo valor econômico apurado mediante laudo de avaliação elaborado por empresa especializada e independente.