Como fazer um bife acebolado perfeito

Publicado em

28 de Setembro de 2015

Compartilhe

Um bife acebolado com uma crosta crocante por fora e suculento por dentro tem o seu valor! Um clássico do almoço da semana, ninguém recusa um bom bife acebolado com feijão, arroz, batata ou ovo frita e uma saladinha. 

Por isso, vamos lhe ensinar hoje a fazer um bife acebolado delicioso, mas não vamos dar os ingredientes, pois a quantidade depende da sua necessidade ou fome e você pode usar várias peças de carne diferentes. 

Se você quer um bife mais magro, opte por coxão mole, patinho, alcatra, bombom de alcatra, filé mignon ou fraldinha. Para um bife com uma gordurinha, recomendamos o contra filé, a picanha ou a maminha. 

Como temperar o bife acebolado

Mesmo que você não vá fazê-lo acebolado, siga essas dicas para temperar o seu bife: só polvilhe o sal e a pimenta do reino na carne após finalizar o bife na frigideira ou imediatamente antes de levá-lo ao fogo. 

Acreditamos que temperar apenas com sal e pimenta é suficiente, mas você pode incrementar com outros temperos, como o alho. 

E nossa dica final para temperar o bife é usar sal e pimenta do reino de menos, como já explicamos em nosso outro post, pois se faltar tempero, você pode ajustar depois, mas se estiver sobrando, não há  como arrumar.

Levando a carne à frigideira

Um detalhe: na verdade, nós não fritamos o bife, pois usaremos pouco óleo. O que iremos fazer é chapear ou "passar a carne".

Pois bem, a frigideira pode ser de ferro ou inox antiaderente e deve estar bem quente. Ligue a boca do seu fogão na maior chama posível e posicione a frigideira no centro para espalhar melhor o calor.

Quando ela estiver bem quente, coloque somente um pouco de óleo ou manteiga. No momento que começar a subir fumaça, solte a carne na frigideira e não mova.

É preciso controlar a ansiedade e a curiosidade: para formar a crosta crocante e manter o bife suculento, você não deve mexer ou furar a carne, pois ela secará.

Quando estiver subindo sangue do lado de cima da carne, você pode virá-la usando uma espátula para não furar o bife. Isso acontecerá cerca de 2 ou 3 minutos após você colocar a carne na frigideira e o ideal é mantê-la no fogo pelo mesmo tempo após virá-la.

Caso queira uma carne mais passada, você pode deixar cerca de 5 minutos de cada lado ou levá-la ao forno bem quente por cerca de 10 minutos após passá-la na frigideira.

Ao terminar, deixe o bife descansar por cerca de 1 minuto antes de cortá-lo para que todos os sucos se assentem na carne e ele fique muito mais gostoso. Enquanto você espera, vamos fazer as cebolas!

Fazendo as cebolas do bife acebolado

Na mesma frigideira utilizada para passar a carne, iremos preparar as cebolas, pois elas irão pegar um pouco do sabor da carne que ficou na panela. Para duas cebolas cortadas em rodelas, iremos precisar de meia xícara de chá de água e uma colher de sopa de vinagre, portanto, ajuste de acordo com a quantidade de cebola que você for utilizar.

Com a frigideira quente, adicione a cebola cortada em rodelas e refogue até ela ficar transparente. Quando isso acontecer, coloque o vinagre e deixe ferver.

Depois adicione a água e misture com tudo o que estiver soltando do fundo da frigideira e tempere com somente uma pitada de sal. Quando a cebola estiver amolecida, basta servir o bife com esse molho acebolado.

Sucesso na certa! E você tem alguma dica para fazer um bife acebolado perfeito?