Como fazer picanha no forno

Publicado em

20 de Maio de 2015

Compartilhe

A picanha é paixão nacional e a estrela do churrasco, mas nem sempre temos uma churrasqueira e tempo à disposição. Mas isso está longe de ser um impedimento para quem quer apreciar uma carne assada macia, saborosa e suculenta em casa. 

Assim, vamos apresentar aqui duas receitas que você pode fazer para apreciar uma deliciosa picanha assada no forno. A primeira é mais elaborada e a segunda mais simples, mas ambas são ótimas escolhas.

1. Picanha Assada com Batatas e Molho de Vinho

Para essa receita, você irá precisar de uma peça de picanha, duas xícaras de vinho tinto seco (ou se preferir um molho mais adocicado, vinho tinto suave), quatro tabletes de caldo de carne, uma colher de sopa de maisena, 500 gramas de batata bolinha descascada e tempo para marinar e assar a carne. 

O primeiro passo é esquentar o vinho em uma panela com os tabletes de carne até dissolvê-los. Assim que os tabletes estiverem dissolvidos, coloque a picanha em um recepiente (de preferência de vidro) e regue com o vinho.

Leve o recepiente à geladeira e deixe marinar - para isso, basta fechar o recepiente com filme plástico ou tampa e deixar na geladeira. Após uma hora na geladeira, vire a picanha dentro da marinada. 

Após duas horas, retire a picanha da geladeira, coloque-a em uma assadeira e regue novamente com o líquido da marinada. Cubra com papel-alumínio e asse por duas horas em forno pré-aquecido em temperatura média (180ºC). 

Passadas duas horas, retire o papel-alumínio, disponha as batatas ao redor da carne e volte a assar. Quando as batatas estiverem douradas e macias, separe-as junto com a carne para servir e coloque todo o molho da assadeira em uma panela.

Dissolva a maisena em uma xícara de água e adicione ao molho, mexendo em fogo baixo até engrossar. Depois, basta servir a picanha e as batatas regadas com esse molho, sendo uma opção servir a carne já fatiada para absorver ainda mais o sabor do molho.

2. Picanha ao Forno no Sal Grosso

Para essa receita, você vai precisar de uma peça de picanha, sal grosso, e se desejar, um pouco de manteiga. 

Com uma faca bem afiada, faça cortes na gordura da picanha, primeiro em uma direção e depois em outra para formar um quadriculado. Depois, cubra uma assadeira com sal grosso para criar uma cama e posicione a picanha com a gordura virada para cima sobre ela. 

Largue um pouco mais de sal grosso sobre a picanha esfregando para entrar em contato com a gordura. Feche a assadeira com papel-alumínio e leve a forno pré-aquecido em 220ºC por 45 minutos até 01 hora - quanto menos tempo, mais vermelinha a carne estará por dentro. 

Retire então do forno e limpe o sal grosso de cima da carne e retorne ao forno até dourar a gordura, o que deve levar cerca de 30 minutos. Se desejar, nesse momento que retirar o sal grosso, você pode soltar alguns pedacinhos de manteiga sobre a gordura para dar um toque especial à sua picanha. 

E pronto, assim que a gordura estiver dourada, a picanha está pronta e você pode servi-la com os acompanhamentos que desejar. Arroz, salada verde e de batatas são sempre boas pedidas.

Também recomendamos esperar pelo menos cinco minutos após retirar a picanha para cortá-la. Fazendo isso, o "suco" da carne se assenta dentro dela e você não irá perder suculência ao fatiá-la!