Como fazer churrasco de coxão duro

Publicado em

31 de Março de 2017

Compartilhe

O coxão duro é uma carne utilizada geralmente em nosso dia a dia para bifes ou ensopados. Porém, é uma excelente opção para um churrasco mais em conta, com custos menores, pois é muito saborosa.

E apesar do nome desse corte ser coxão duro, se bem preparado, você terá uma carne macia e suculenta. Para começar, você deve procurar uma peça de coxão duro com boa qualidade e boa capa de gordura, quase como uma picanha - mesmo que ao servir, você retire a gordura para quem prefere sem, mas sempre asse com a gordura.

Para a nossa receita de coxão duro grelhado com manteiga, você irá precisar dos seguintes ingredientes:

Uma boa peça de carne e sal grosso, isso é tudo o que você precisa para um bom churrasco. Isso não significa que você está proibido de agregar algo, é claro, como nós faremos hoje com a manteiga temperada.

Em relação à carne, faça cortes na capa de gordura na horizontal e na vertical, como um tabuleiro de xadrez. Mas atenção, os cortes devem ser superficiais, penetrando levemente na gordura, sem nunca chegar na carne.

Em seguida, coloque a peça inteira na grelha cerca de 40 cm da brasa bem quente, mas sem chamas. Fique atento para que não se criem chamas, pois elas irão queimar a carne.

Caso surjam chamas, evite usar água para apagá-las. O ideal é utilizar cinzas da própria churrasqueira sobre a brasa para tal fim.

Para a nossa manteiga temperada, vamos precisar dos seguintes ingredientes:

  • 200 gramas de manteiga com sal
  • 01 dente de alho amassado
  • 1 maço de salsinha picado finamente
  • 1 maço de cebolinha picado finamente
  • 10 folhas de manjericão picadas finamente

Misture todos os ingredientes bem até formar uma pasta esverdeada homogênea. Prove e coloque uma pitada de sal se achar necessário. Reserve.

A carne irá assar cerca de 30 a 40 minutos. Quando o seu suco estiver aparecendo na superfície, vire e asse o outro lado pelo mesmo tempo.

O ideal é servir mal passada ou ao ponto para manter a maciez. Quando estiver no ponto desejado por você, retire, fatie e distribua a manteiga temperada sobre as fatias de carne, ela irá derreter e trará um sabor incrível para o coxão duro.

Bom apetite!