A ciência da cozinha: o que é e como refogar alimentos

Publicado em

30 de Novembro de 2016

Compartilhe

Uma quantidade enorme de receitas, inclusive as nossas, começam com um preparo aparentemente simples, mas que leva ao desespero muitos iniciantes na cozinha: refogue o alho e a cebola.

Em resumo, refogar é fritar mexendo o tempo inteiro e rapidamente os alimentos com apenas um pouco de gordura quente para eles ganharem cor, sabor e textura. Para muitos, a dúvida é o que significa um pouco de gordura quente - a gente explica.

Primeiro você precisa saber que pode utilizar qualquer gordura: óleo, azeite ou manteiga. Depois, o importante é que você entenda que não deve fritar por imersão, isto é, não é para cobrir os alimentos com a gordura, é apenas o suficiente para envolver os alimentos a serem refogados, que eles fiquem todos "molhados" pela gordura.

Isso é o que fazemos com o arroz antes de cozinhá-lo, por exemplo. O fritamos rapidamente em óleo e depois adicionamos a água para cozinhar.

Cada alimento leva um tempo diferente para ser refogado. Em geral, quanto maior, mais tempo. 

Porém, é fundamental que todos os pedaços de um ingrediente a serem refogados tenham o mesmo tamanho. Você pode refogar diferentes alimentos na mesma panela ou frigideira, mas atente para que cada um deles seja refogado corretamente - que não fique cru tampouco queimado.

Como refogar carne, cebola e alho

Um exemplo clássico é um refogado de carne, cebola e alho. Aquela dica que nós sempre damos de preparar os ingredientes antes de começar a cozinhar é ainda mais importante ao fazermos refogados.

Corte a carne em pedaços iguais, pique a cebola de forma uniforme e faça o mesmo com o alho. Deixe tudo pronto antes de levar a frigideira ao fogo, caso contrário, alguma coisa irá queimar enquanto você corta ou pica um alimento.

Lembre-se: você precisa mexer os alimentos constantemente, por isso, prepare tudo antes de ligar o fogão.

Coloque uma frigideira sobre fogo médio-alto ou alto e quando ela estiver quente, adicione a gordura de sua escolha (óleo, manteiga ou azeite). Em seguida, adicione a carne e refogue, isto é, frite mexendo sempre até ela começar a dourar. 

Então adicione a cebola picada e continue mexendo até você começar a sentir o seu cheiro e ela ficar translúcida. Por fim, adicione o alho picado e frite por apenas alguns segundos, apenas para ele começar a dourar.

Tempere com sal e pimenta-do-reino preta moída e seu refogado está pronto! Se você desejar, agora é a hora de adicionar o molho, ele terá um sabor incrível se você raspar o fundo da frideira ou panela com uma colher de pau.