Churrasco de bombom de alcatra com molho de alho e pimenta

Publicado em

10 de Março de 2017

Compartilhe

De maciez, sabor e textura memoráveis, o Bombom da Alcatra lembra muito o Filé Mignon, inclusive no seu formato, sendo melhor apreciado ao ser grelhado.

Com maturação de no mínimo 14 a 21 dias (Red Series e Gold Series, respectivamente), o corte oferecido pela nossa linha Minerva Prime é de uma carne ligada ao miolo da alcatra, quarto traseiro, entre o lombo e o coxão.

Para grelhar o bombom de alcatra, recomendamos pedaços grandes para quem gosta de carne mal passada e cortes menores com cerca de 2 cm de altura para quem prefere a carne ao ponto ou bem passada.

Você deve colocar a grelha há cerca de 15 cm da brasa bem quente, mas sem labaredas. Salgue a carne polvilhando sal grosso triturado, mas sem esfregar para não ficar salgado demais.

Posicione os pedaços maiores ao fundo da grelha e os pedaços menores mais a frente. Quando o suco da carne aparecer na superfície, vire usando um pegador - evite furar a carne com garfo para que ela não fique seca. 

Deixe assar o outro lado pelo mesmo tempo que você deixou a primeira parte. Depois retire a carne do fogo, deixe descansar alguns minutos e sirva.

Como fazer molho de alho e pimenta para acompanhamento

A gente não esqueceu do molho, não se preocupe! Esse molho deverá ser feito na grelha com uma panela de barro ou de ferro - se você não tiver uma panela de barro ou ferro, faça no fogão com fogo baixo.

Nós precisamos de azeite de oliva, ramos de alecrim, pimenta dedo-de-moça e alho. Não daremos quantidades, pois isso depende do seu paladar - se você gosta mais apimentado, se prefere o sabor de alho, enfim.

Corte as pimentas ao meio e remova as sementes. Descasque o alho e corte-o em lâminas finas. Na panela, coloque cerca de 200 ml de azeite de oliva extra-virgem, as pimentas, um ou dois galhos de alecrim (novamente conforme seu paladar) e leve para a grelha. 

Quando o azeite começar a ferver, retire do fogo, coloque o alho e deixe tampado até servir. O alho irá cozinhar no calor da panela mesmo, não se preocupe.

Nossa sugestão é servir o bombom de alcatra com esse molho de alho apimentado, é uma delícia!