Como fazer picanha ao sal e alho

Publicado em

16 de Maio de 2016

Compartilhe

Essa receita de picanha é fácil e rápida. Na verdade, tudo o que faremos é dar um gostinho a mais para a picanha na grelha ao temperá-lo com alho.

Nós iremos precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 peça de picanha como essa da linha Grill
  • 1 xícara de óleo de soja
  • 6 dentes de alho
  • Sal grosso

Tudo o que precisamos fazer antes de levar a picanha ao fogo é preparar o alho e o sal grosso. Sim, vamos preparar o sal grosso!

Na verdade, isso é algo que você deveria fazer sempre ao assar a picanha na churrasqueira ou grelha para que ela não fique seca e salgada demais: vamos bater o sal grosso no pilão para que ele transforme-se em um sal médio.

Você pode, é claro, comprar o sal médio pronto, mas desde já salientamos que não é barato. É muito mais em conta comprar o sal grosso e batê-lo no pilão. 

Em seguida, salpique o sal por toda a picanha e deixe descansando por alguns minutos assim. Tente não esfregar o sal na carne, apenas salpicá-lo.

Enquanto a picanha descansa, amasse o alho e misture em uma xícara com o óleo de soja. Antes de levar a carne ao fogo, passe esse óleo temperado com alho por toda a peça de picanha e escorra bem.

Leve a carne para assar sobre a brasa bem quente por cerca de 40 minutos, preferencialmente em uma grelha. Ao virar a carne, salpique novamente com o sal e coloque um pouco de molho, buscando evitar que escorra demais para o braseiro.

Quando a carne estiver no ponto desejado, retire da churrasqueira, deixe descansar por 5 a 10 minutos, e fatie! Recomendamos servir com porções de molho de ervas e de pimenta.