15 de Junho de 2016

4 dicas para fazer bifes deliciosos

Em: Dicas
1410

Um simples bife pode ser um desafio para muitos cozinheiros e cozinheiras. Afinal, por mais simples que seja, ainda envolve diversos fatores: a carne, o tempero, o fogo, a panela, e o tempo. 

Assim, não é de se estranhar que muitas pessoas, por mais prática que tenham, sintam-se intimidadas ao fazerem um bife. Porém, existem alguns truques que podem lhe ajudar a fazer bifes deliciosos com facilidade, velocidade e praticidade.

1. Tenha paciência para não esfriar a panela

Um erro comum ao fazermos um bife ou qualquer outro tipo de carne em uma panela é deixá-la esfriar. Para que a carne sele rapidamente por fora e fique macia e suculenta por dentro, é fundamental que a panela esteja bem quente por todo o processo senão a carne irá cozinhar e não fritar, perdendo sabor e ficando dura. 

Assim, caso você vá fritar diversos bifes, tenha paciência e não coloque todos ao mesmo tempo na panela. Para que a panela fique bem quente, distribua os bifes de forma que haja bastante espaço entre eles e vá fritando novos bifes à medida que for retirando aqueles que já estiverem prontos.

2. Frite bifes uniformes

É possível que os bifes que você tenha comprado não estejam completamente uniformes em sua espessura, isto é, uma ponta seja mais grossa que a outra, por exemplo. Se esse for o caso, o que acontecerá é que um pedaço do bife poderá estar muito mal passada enquanto o outro estará além do ponto. 

Dessa forma, antes de levar o bife à panela, tente uniformizá-los utilizando algum objeto pesado: basta colocar sobre a carne e amassar até que todo o bife fique com a espessura desejada.

3. Cuidado com a quantidade de óleo

Se você usar óleo demais, o bife ficará encharcado, o que irá afetar o seu sabor. Se usar menos óleo que o necessário, poderá acabar queimando a carne na panela, o que dará um trabalho desgastante para limpá-la, além da carne queimada, é claro.

Mas não se preocupe, há uma forma muito simples de usar a quantidade de óleo exata necessária para fritar o bife. Bote a panela para esquentar sem óleo nenhum e enquanto isso, em um recipiente, coloque o bife a ser fritado, tempere, e despeje um pouco de óleo sobre ele suficiente para que esfregando, toda a sua superfície fique besuntada.

É importante que toda a superfície do bife fique besuntada com o óleo para ele não queimar. Nesse momento, basta levá-lo à panela bem quente e fritá-lo, pois ele não ficará encharcado de óleo e nem queimado. 

Importante: no momento que você colocar o bife na panela ou frigideira, ele irá grudar, mas não fique aflito. Deixe dessa forma por um ou dois minutos e ele irá naturalmente se soltar do fundo. 

4. Não fura ou mova demais o bife na panela

Tente não furar a carne enquanto ela frita para não perder sucos que a deixam macia e saborosa. Portanto, para virar a carne, procure usar uma espátula ou um pegador - você pode usar até mesmo um pegador de massa, por exemplo. 

Além disso, não fique mexendo o bife ou virando-o a todo momento, pois isso não irá ajudar a fritá-lo por inteiro ou de forma uniforme. Pelo contrário, a cada vez que você mexe na carne, ela perde calor e pode acabar cozinhando.

Logo, o ideal é largar o bife na panela ou frigideira e virá-lo apenas uma vez para fritar pelo mesmo tempo do outro lado. É dessa maneira que ele será frito de maneira uniforme, ficando com aquela crosta exterior deliciosa e um interior macio e suculento. 

Comentários