4 cuidados ao consumir carne de porco

Publicado em

26 de Janeiro de 2018

Compartilhe

A carne de porco é deliciosa e muito apreciada em diversos lugares, mas assim como todo alimento, precisamos ter alguns cuidados para apreciá-la sem preocupações. 

Por isso, destacamos quatro cuidados que você deve ter ao consumir a carne de porco:

1. Nunca sirva carne de porco mal passada

A carne de porco sempre deve ser bem assada ou bem cozida. Você nunca deve servir ou comer carne de porco mal passada. Isso é fundamental para matar organismos prejudiciais à saúde.

2. Nunca deixe a carne de porco crua próxima a outros alimentos

Ao preparar a carne de porco, tenha cuidado para não deixá-la próxima a outros alimentos enquanto está crua, especialmente alimentos que não serão cozidos ou assados, como folhas e verduras. Isto é importante para evitar a chamada contaminação cruzada, isto é, quando um alimento contamina outros ingredientes. 

3. Use limão ou vinagre para temperar a carne de porco

Mesmo que não seja um ingrediente na sua receita, busque temperar a carne de porco crua com algumas gotas de vinagre ou um pouco de suco de limão. A acidez desses ingredientes ajuda a eliminar diversos organismos que podem prejudicar a sua saúde! E na verdade, tanto o vinagre quanto o limão combinam muito bem com a carne de porco. 

4. Sempre lave as mãos após manusear a carne de porco crua

No ponto 2, falamos sobre a contaminação cruzada. O mesmo princípio se aplica aqui: ao manusear a carne de porco crua e em seguida trabalhar com outros ingredientes sem lavar as mãos, você pode acabar contaminando esses alimentos com organismos prejudiciais que estavam na carne. Por isso, sempre lave as mãos após manusear a carne de porco crua.